QUEM ESTÁ POR TRÁS DA CHEGADA DA CNN AO BRASIL?

 

A chegada do canal de televisão CNN ao Brasil foi divulgada na última segunda-feira (14). Sobrinho do bispo Edir Macedo, o jornalista Douglas Tavolaro, e o segundo empresário que mais investiu nas últimas eleições, Rubens Menin, encabeçam o projeto. O canal estadunidense, no entanto, não vai operar no Brasil. A negociação para trazer a marca CNN para o país ocorreu por meio de um licenciamento com a Turner International, responsável pelas operações da CNN fora dos EUA. O CEO da CNN Brasil será o jornalista Douglas Tavolaro, que foi vice-presidente da TV Record por 14 anos. Ele é coautor da biografia de Edir Macedo — seu tio, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da emissora.

 

A Record, segundo canal de televisão mais assistido no país, alinhou-se editorialmente ao novo governo e foi a escolhida por Jair Bolsonaro (PSL) para a primeira entrevista exclusiva após a divulgação do resultado das eleições. Em outubro, durante o pleito presidencial, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) denunciou a pressão e assédio moral da direção da emissora para que o noticiário beneficiasse Bolsonaro em detrimento do candidato Fernando Haddad (PT). Tavolaro estava na vice-presidência do setor de jornalismo no período.

 

Paulo Zocchi, presidente do SJSP, afirma que houve “manipulação aberta” do noticiário para favorecer o então candidato do PSL, poucos dias após Edir Macedo anunciar apoio público a Bolsonaro. “Órgãos de comunicação eventualmente podem ter posição política, editorialmente falando. Na nossa opinião, nada mais claro e razoável que tomem mesmo porque, assim, a posição do órgão fica explícita”, defende Zocchi. “Mas o fato é que a Record passou a adotar um posicionamento em que o noticiário passou a ter um viés consagrado a apoiar Bolsonaro e criticar os demais candidatos.”

 

“Na home do Portal R7, nesse período, tinha um padrão que eram quatro matérias de destaque: duas favoráveis ao Bolsonaro e duas críticas ao Haddad. Esse era o padrão”, lembra o sindicalista. Segundo Zocchi, que apurou as denúncias pelo sindicato, a orientação vinha das chefias da empresa. “Isso foi uma posição, eu entendo, feita diretamente pelos donos da empresa, mas evidentemente o Douglas [Tavolaro] tinha responsabilidade nisso, na medida em que ele era o diretor editorial”, pontua. Como presidente do sindicato, Zocchi comemora a contratação de novos profissionais pela CNN Brasil em um momento crítico para o mercado. Estima-se que 400 jornalistas integrem a equipe do canal. “A gente espera que todos sejam contratados regularmente e que eles sigam a lei trabalhista. E, pelo sindicato, vamos representar as pessoas e defender direitos.”

 

Além de escrever a biografia de Edir Macedo, Tavolaro também assina a produção executiva do filme Os Dez Mandamentos, versão cinematográfica da novela produzida pela TV Record. Em abril de 2016, o longa-metragem se tornou o filme nacional com mais ingressos vendidos desde 1970, quando a Embrafilme começou a medir a bilheteria do cinema nacional. Mas muitas sessões aconteceram com salas vazias, fato atribuído às vendas coletivas para igrejas.

 

 

No meio jornalístico, a saída de Tavolaro para a CNN Brasil foi recebida com surpresa, já que ele era cotado para assumir a presidência da Record. O anúncio da chegada da CNN Brasil foi feito pelo empresário Rubens Menin pelo Twitter. Ele fará parte do Conselho Administrativo e será investidor do canal.

 

Menin está à frente da MRV Engenharia, que patrocinou o filme Nada a Perder, biografia de Edir Macedo baseado no livro de Tavolaro. Além de financiar filmes, o líder da construtora mineira MRV Engenharia foi o segundo empresário que mais injetou dinheiro em candidaturas nas eleições 2018. A construtora investiu mais de R$ 2,6 milhões na campanha de 23 candidatos que concorriam aos poderes legislativo e executivo. Os dois candidatos que mais receberam doações foram Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Bruno Araújo (PSDB-PE). Ribeiro foi eleito como deputado federal.

 

Sócios e familiares de Menin também doaram para campanhas políticas nas últimas eleições. A sua filha, Maria Fernandes Menin, doou R$ 300 mil para o ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), que se candidatou ao cargo de senador, mas não foi eleito.

 

TRABALHO ESCRAVO

Menin foi atuante em tentativas do meio empresarial para barrar a chamada “lista suja” do trabalho escravo. A MRV Engenharia foi flagrada cinco vezes, entre 2011 e 2014, por explorar mão de obra escrava. Segundo a Repórter Brasil, foram 203 trabalhadores resgatados em quatro anos em construções ligadas à empresa. No final de 2014, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) conseguiu suspender no Supremo Tribunal Federal (STF) a publicação da lista. Menin era o presidente da entidade, na época. Além da MRV, a família Menin controla o Banco Inter e a Log Commercial Properties.

 

O QUE É A CNN

A Cable News Network (CNN) é um canal de televisão criado em 1980 que tem sede em Atlanta, nos EUA. É conhecido por sua cobertura de notícias breaking news ou seja, factual e 24 horas. Nos EUA, a CNN tem feito uma cobertura crítica ao governo do republicano Donald Trump. A Turner International é dona da marca para operações fora do país. Ela atua no Brasil e é afiliada da AT&T, que, por sua vez, comanda a SKY no Brasil, o que pode ser um entrave, já que a legislação brasileira não permite que transmissores também tenham canal a cabo. Aqui, a Turner era responsável pelo canal Esporte Interativo que, em 2018, foi extinto e cerca de 250 profissionais foram demitidos.

 

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS