MAIS DEZ - CLIPPING

15/01/2019

O esquinademocratica.com selecionou algumas matérias publicadas nas redes sociais (sites, blogs e páginas de facebook) sobre assuntos relacionados à conjuntura nacional e internacional. O objetivo é proporcionar aos leitores um acesso mais amplo do conteúdo produzido pela imprensa alternativa. Clipping é uma expressão da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias. É preciso esclarecer que com o aumento do volume de mídias e notícias, tornou-se extremamente difícil cobrir todas as áreas de interesse dos internautas. O "MAIS DEZ" não é um material produzido de forma automatizada e não tem a intenção de monitorar informações sobre conjuntura política. É apenas uma seleção de artigos, reportagens e entrevistas ou simplesmente algumas dicas de BOA LEITURA.

 

 

“Associar-se a Trump não vai ajudar o Brasil”, diz 
presidente emérito da Inter-American Dialogue

Para Peter Hakim “boa imagem” do Brasil pode ser prejudicada por ligação com Trump, “que já criou uma certa resistência em quase o mundo todo”; ele também não vê consequências práticas de“ afinidades pessoais”entre Bolsonaro e Trump.

https://apublica.org/

LEIA MAIS

 

Bolsonaro : Um governo baseado em mentiras

Segundo o dicionário, demagogia é a manipulação de sentimentos e paixões populares visando conquistar o poder, quando um político corrupto se utiliza de um discurso bonito, mas com um único intuito: enganar a população ou mesmo demonstrar bons sentimentos e boas intenções, porém, falsas. E demagogia é a palavra que melhor resume o governo recém-empossado Jair Bolsonaro.  Eleito espalhando mentiras, discursos de ódio contra mulheres, negros e indígenas, tudo via Whatsapp, o capitão reformado do exército agora vê seu castelo de cartas desmoronar, isso tudo com menos de um mês de mandato.

http://averdade.org.br/

LEIA MAIS

 

GLOBO DETONA DECRETO DE BOLSONARO

QUE INSTALA O FAROESTE NO BRASIL

Em editorial publicado na tarde desta terça-feira 15, dia em que o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que flexibiliza a posse de armas, o jornal da família Marinho vai contra a decisão; "Difícil desmentir a relação entre mais armas e mais mortes", defende o texto, que define o decreto do governo como "temerário" e uma "aposta enganosa".

https://www.brasil247.com

LEIA MAIS

 

Decreto que facilita posse de armas

é “irresponsável’’, diz especialista

 Para Isabel Figueiredo, conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a medida correta seria a implementação de uma política mais consistente de controle de armas, ao invés de flexibilização do acesso. A assinatura do decreto que facilita a posse de armas de fogo no Brasil, nesta terça-feira (15), desagradou especialistas e estudiosos dos temas de segurança pública e violência. “Essa medida é irresponsável, porque vai gerar uma explosão de criminalidade no país”, avalia Isabel Figueiredo, conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

www.revistaforum.com.br

LEIA MAIS

 

Como o nazismo perseguiu a arte

e os artistas (e o tiro saiu pela culatra)

Hitler também encampou a perseguição à arte sob a desculpa de "defender a moral e os bons costumes", como fazem os bolsonaristas. O governador do Rio de Janeiro, o bolsonarista Wilson Witzel, acaba de concretizar o primeiro ato de censura da sua gestão. Alegando “nudismo” (sic) em uma performance que fazia referência à tortura durante a ditadura militar, Witzel mandou encerrar antes do tempo a exposição Literatura Exposta, em cartaz na Casa França-Brasil.

www.socialistamorena.com.br

LEIA MAIS

 

 

CM8 Internacional

"Os 'governos privados' que subjugam os trabalhadores. As ditaduras corporativas - que retiram dos funcionários os direitos constitucionais fundamentais, incluindo a liberdade de expressão, e que dependem cada vez mais de empregados temporários ou contratados que não recebem benefícios e não têm segurança no emprego - dominam a vida de talvez 80% dos trabalhadores norte-americanos", (Truthdig, EUA).

www.cartamaior.com.br

LEIA MAIS

 

Governo estuda reduzir impostos para quem comprar armas de fogo, diz Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta terça-feira, 15, que o governo estuda aplicar medidas que possam reduzir os impostos cobrados de quem queira comprar uma arma de fogo no País. A análise sobre a redução dos tributos, no entanto, não tem prazo para ser divulgada.

www.cartamaior.com.br

LEIA MAIS

 

Relatório sobre violência contra populações

vulneráveis aponta que mulheres são maiores vítimas

As populações vulneráveis sofrem, além das violências que afetam a sociedade brasileira em geral, uma série de situações específicas: sexismo, racismo, homofobia e transfobia são algumas delas. Em relatório divulgado no início de 2019, pesquisadores analisaram dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul durante os anos de 2014 a 2017 para realizar um diagnóstico da situação da violência contra as populações negra, LGBT, indígena e em situação de rua.

www.sul21.com.br

LEIA MAIS

 

Metalúrgicos buscam conversa com

governo para barrar venda da Embraer

De acordo com professor de Economia da Unicamp, o negócio envolvendo as duas fabricantes é um exemplo de falta de visão de futuro e de projeto para o país. Normas do acordo preveem que a Boeing passe a controlar 80% do novo negócio, deixando a Embraer com 20%São Paulo – Para o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), a operação envolvendo a Embraer e a Boeing é um crime de lesa-pátria. Nessa segunda-feira (14), funcionários da fabricante brasileira de aviões estiveram em Brasília e participaram de audiências com representantes da governo. O objetivo é tentar convencê-los a não realizar a venda.

www.redebrasilatual.com.br

LEIA MAIS

 

Altamiro Borges derrota Kim Kataguiri na Justiça: “Fascista mirim” é parte

da livre manifestação do pensamento e da liberdade de expressão, diz juíza

O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) perdeu processo que moveu contra o jornalista Altamiro Borges e a CUT, por textos escritos pelo jornalista, em que Borges chama Kataguiri de fascista. “Entendo que todo o conteúdo das matérias acostadas na inicial, publicadas e de autoria dos réus, não representa senão o exercício de direitos constitucionalmente garantidos, sendo estes o da livre manifestação do pensamento e liberdade de expressão e imprensa, cujo abuso não restou evidenciado”, afirmou a juíza Marcela Dias de Abreu Pinto Coelho, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo.

www.viomundo.com.br

LEIA MAIS

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS