COLETÂNEA REÚNE MEMÓRIA E IMPRESSÕES SOBRE DILMA ROUSSEFF

02/08/2018

 

O governo de Dilma Rousseff, única mulher eleita presidenta do Brasil, foi alvo do esfacelamento da democracia brasileira. A posse de Dilma representou uma inédita transferência pacífica e democrática de poder. Após oito anos de Lula, o PT elege e reelege sua sucessora para continuar o ciclo de governança para inéditos 16 anos. Nenhum partido jamais havia conseguido apoio tão longínquo do eleitorado. Ao ser deposta através de uma farsa que chamaram de impeachment, Dilma se torna parte da história também por ser alvo de uma manipulação do sistema legal e de parte da opinião pública. Uma narrativa que ainda está sendo decifrada, e que ganha agora um novo livro que também poderá ajudar a entender o episódio.

 

Livro coletivo é uma homenagem e almeja a reflexão sobre

a contribuição política da presidenta petista ao país

 

O livro Dilma Rousseff – A senhora da democracia é uma produção coletiva de dezenas de autores, moradores de diversas partes do Brasil e no exterior. Membros de diferentes classes sociais e profissionais, ajudam a entender a complexidade da recente história política brasileira. Em um período marcado por divisões, a reunião de diferentes perfis de autores - a maioria sendo publicados pela primeira vez nos livros coletivos sobre política lançados com o selo da ComPactos -, é uma contribuição inédita para o debate público. A partir destes testemunhos escritos, é possível perceber que a adesão ao projeto de governo do Partido dos Trabalhadores jamais foi uma característica de uma única classe social ou grupos de interesse.

 

Com essa obra, os autores querem demonstrar o apoio incondicional à presidenta eleita Dilma Rousseff. Estão declarando formalmente que a destituição de Dilma foi resultado de um golpe parlamentar orquestrado pela direita brasileira, que promoveu uma interpretação enviesada da Constituição e manipulou parte da opinião pública no intuito de atender aos próprios interesses. O gesto de lançar esse livro também é uma demonstração de apreço pela democracia, pela legalidade e pela Justiça.

 

A publicação de Dilma Rousseff – A senhora da democracia, faz parte de uma série de livros da Editora ComPactos que aborda a política brasileira desde 2014. Já foram lançados Crônicas da Resistência 2016 – Narrativas de uma democracia ameaçada, A Luta Continua, Um Ano de Golpe e Lula. Também nesse segundo semestre, a editora estará lançando o livro Caravana da Esperança – Lula pelo Brasil, uma compilação de trechos dos discursos de Lula, textos de lideranças, fotos e crônicas da jornada do ex-presidente e do povo brasileiro, que garantiu expressivas recepções ao Lula e sua Caravana em diversos estados brasileiros.

 

“Nosso trabalho tem alcançado várias pessoas. Desde o cidadão informado e interessado de dialogar com as análises contidas no livro até figuras de grande envergadura intelectual. Todos nós, autores e autoras que nos dedicamos a construir essa mensagem, entendemos que é necessário todo o esforço de cidadão e de militância para recuperarmos a normalidade democrática do país”, aponta Cleusa Slaviero.

 

Na mesma ocasião, será lançado o livro O DEZESSETE – Os retirantes da democracia da escritora paraibana Fabiana Agra. O livro conta o desenrolar do golpe jurídico-midiático-parlamentar durante o ano de 2017, através de uma narrativa ágil, numa espécie de diário de bordo em que a escritora tenta entender o momento vivenciado lançando mão do lúdico para registrar a história em curso.

 

Fabiana Agra é pesquisadora, jornalista e advogada, é autora de três livros de história e do livro “O DEZESSEIS – Retirantes da democracia”, além de coautora em todos os livros lançados pela Editora ComPactos sobre o Golpe de 2016, sobre a crise política brasileira e sobre as lideranças petistas.

 

Serviço
Livro: Dilma Rousseff – A senhora da Democracia
Local: Diretório do Partidos dos Trabalhadores de Porto Alegre
Endereço: Rua Lima e Silva, 140 – Centro Histórico – Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre-RS
Preço: R$ 35,00
Livro: O DEZESSETE – Retirantes da democracia
R$ 30,00

 

Contato com a editora e autores:
cleusaslaviero@hotmail.com
(41) 9 9860-0635

 

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS