'SE ACEITARMOS AS DERROTAS DE CABEÇA BAIXA, ESTAREMOS LIQUIDADOS', DIZ GENOINO

22/06/2018

 

Em fala na mesa "1968, Muito além de Maio", no 4˚ Salão do Livro Político, no Tucarena, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o ex-presidente do PT José Genoino afirmou que considera fundamental entender o alcance dos ensinamentos de maio de 1968 e do período obscuro vivido então no Brasil para superar a atual fase crítica da história brasileira. "A construção de um liame (ponte) entre 1968 e os dias atuais, e ir além de 68, significa trazer a politica para o posto de comando, ela (a política) ser desinterditada, ser libertária no sentido de radicalizar o conceito de democracia, centrado na soberania popular radical e na defesa de direitos", disse.

 

Segundo Genoino, na atual fase do neoliberalismo e políticas de domínio da sociedade pelo Estado, o conceito de democracia baseado na ideia de que as regras do jogo são respeitadas "foi rompido pela necessidade de reestruturação da hegemonia do capital financeiro". Nesse processo, a política se tornou apenas "uma engenharia sem vida". O petista declarou que, na atual conjuntura, a esquerda precisa considerar novas estratégias. "Se a gente aceitar as derrotas que estamos sofrendo de cabeça baixa, com niilismo, tristeza, com uma espécie de guerra intestina entre nós, estaremos sendo liquidados por essa dominação que é uma espécie de monstro, para o qual o essencial são os interesses econômicos."

 

De acordo com a análise de Genoino, a política, hoje, é apenas "um meio" e os políticos são "despachantes das grandes armadilhas do sistema financeiro". Os aparatos de Estado, disse, e as técnicas de opressão, atualmente, são dotados de técnicas sofisticadas que penetram a subjetividade das pessoas e da sociedade. "Na nossa época, a gente ia para o Dops, para confirmar o depoimento prestado na tortura, e se não confirmasse, não saía do Dops. Agora, se não confirmar num depoimento via delação, também não pode sair. Não é mais a morte como aconteceu com os companheiros de Ibiúna, é a morte pela tristeza, e a pessoa não pode mais levantar a cabeça", disse o petista.

 

Ao falar de Ibiúna, no interior paulista, o ex-deputado federal fez referência ao 30° Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1968. Cerca de mil estudantes participavam do evento clandestino num sitio no município brasileiro paulista da região de Sorocaba, quando o evento foi interrompido por forças da repressão e policiais do Dops e centenas de estudantes foram presos e caíram nos calabouços da repressão.

 

Segundo Genoino, ligar o passado (1968) com o presente vai exigir uma nova estratégia que reunifique a esquerda "num programa radicalmente democrático". "O sistema não só domina, ele cria uma espécie de subjetividade no interior das pessoas. Por isso, para discutir uma contra-hegemonia democrática radical, popular, transformadora, temos que fazer uma disputa dessa subjetividade, debater uma ideia que vem de 68, de desobedecer. É fundamental a ideia de a gente exercitar a construção de uma nova subjetividade para disputar a hegemonia global e o aparato do Estado sofisticado", disse.

 

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM:

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/06/se-aceitarmos-as-derrotas-de-cabeca-baixa-estaremos-liquidados-diz-genoino

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS