INSTITUTO VLADIMIR HERZOG PROMOVE DEBATE SOBRE AS JORNADAS DE JUNHO DE 2013

13/06/2018

 

O Instituto Vladimir Herzog, com apoio do Centro Universitário Maria Antonia – Universidade de São Paulo (USP), promove no próximo dia 13 de junho (quarta-feira), às 16h, mais um encontro de seu ciclo de debates “Interesse público”, desta vez para refletir sobre o legado das jornadas de Junho de 2013 e sua relação com o atual contexto político do país. O evento celebra o lançamento da série #DESDEJUNHO, que traz uma análise sócio-cultural desta movimentação popular que dominou o país a partir de Junho de 2013, com exibição do primeiro episódio e uma mesa de debate com a ativista de direitos humanos Rebeca Lerer, o jornalista Bruno Torturra (GregNews e Estúdio FLUXO) e a jornalista Laura Capriglione (Jornalistas Livres).

 

Os convidados para o debate são:

Bruno Torturra, jornalista e fotógrafo. Fundador da rede de jornalismo colaborativo Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação). Atualmente é apresentador do Córtex, editor-chefe do programa Greg News (HBO) e editor do Estúdio Fluxo. Participa de discussões sobre política de drogas, direitos humanos e jornalismo em rede.

Laura Capriglione, repórter da Rede Jornalistas Livres, focada na cobertura de Direitos Humanos e Sociais. Trabalhou como repórter especial do jornal “Folha de S.Paulo” entre 2004 e 2013. Conquistou o Prêmio Esso de Reportagem 1994, com a matéria “Mulher, a grande mudança no Brasil”, produzida para “Veja” em parceria com Dorrit Harazim e Laura Greenhalgh.

Rebeca Lerer, jornalista e ativista de direitos humanos, militante desde 1996. Integrante pela Marcha da Maconha e da Aliança pela Água. Foi Diretora de Conteúdo da MATILHA CULTURAL. Trabalhou também na Anistia Internacional Brasil, Greenpeace International e SOS Mata Atlântica.

Além de Rogério Sottili, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog.

 

Após o debate, a partir das 18h, o Instituto Vladimir Herzog convida a todos para o lançamento do livro “Memória ocular: cenas de um Estado que cega”, de Sérgio Silva e Tadeu Breda. Em 13 de junho de 2013, o fotógrafo Sérgio Silva foi alvejado no olho esquerdo por uma bala de borracha da Polícia Militar enquanto cobria um protesto no centro de São Paulo. Perdeu a visão na mesma hora. Cinco anos depois, ele retorna simbolicamente ao local onde tudo aconteceu, a esquina da Rua Maria Antonia com a Consolação.

 

SOBRE O CICLO DE DEBATES “INTERESSE PÚBLICO”
O projeto consiste na realização de um conjunto de debates sobre questões fundamentais para o atual momento do país. A polarização política e o desacordo aparentemente irreconciliável entre setores da sociedade civil é marcado pela falta de diálogo entre grupos políticos distintos e ausência de abertura para a pluralidade de opiniões.  Os eventos contam com convidados para provocar e subsidiar as discussões, pessoas ligadas a organizações e coletivos de Direitos Humanos, universidades, e especialistas com larga experiência nos temas a serem discutidos. Além dos eventos presenciais, os debates são transmitidos ao vivo via Facebook. As edições anteriores trataram de temas como “Desafios para a segurança pública em tempos de intervenção” e “Antonio Benetazzo – A arte como resistência”.

 

SOBRE A SÉRIE
Usando os protestos como pano de fundo a série #DESDEJUNHO discute ao longo de cinco episódios, por meio de material de arquivo e entrevistas, o emergir de novos atores midiáticos no Brasil, movimento influenciado pelas novas tecnologias, pela internet e construção de redes. A partir desses múltiplos pontos de vista, Desde Junho resgata a história recente das Jornadas de Junho.

 

Como as novas formas de pensar, divulgar e consumir a informação afetam a sociedade? A série foca na experiência do midiativismo e no surgimento de novas tecnologias de comunicação discutindo como a mídia livre inaugurou uma nova forma do cidadão se relacionar com a informação que produz e consome. #DESDEJUNHO é dirigida por Julia Mariano e nasce de uma parceria entre Jurubeba Produções e Noix Cultura com patrocínio da Ancine, Fundo Setorial do Audiovisual, através do BRDE e REDE EBC.

Assista ao teaser: https://vimeo.com/231213843

 

SERVIÇO
Debate “Interesse público: As vozes de 2013”
Data: 13 de junho (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia (USP)
Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo/SP

Entrada aberta e gratuita. Vagas limitadas.

 
Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS