
A Federação Única dos Petroleiros decidiu entrar em greve e vai parar as refinarias de todo o país a partir de quarta-feira, dia 30/5. Se a paralisação tiver apoio da categoria, o movimento vai se unir aos caminhoneiros e a greve continuará por tempo indeterminado. Os petroleiros exigem a redução do preço dos combustíveis, a imediata demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, e a mudança na política de reajustes da estatal atrelada à variação cambial e à cotação internacional do petróleo.
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados convocam a categoria petroleira para uma greve nacional de advertência de 72 horas. Os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciarão o movimento a partir do primeiro minuto de quarta-feira, 30 de maio, para baixar os preços do gás de cozinha e dos combustíveis, contra a privatização da empresa e pela saída imediata do presidente Pedro Parente, que, com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedentes.
Já neste domingo, 27, os petroleiros farão novos atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda: Rlam (BA), Abreu e Lima (PE), Repar (PR), Refap (RS), Araucária Nitrogenados (PR) e Fafen Bahia.
Na segunda-feira, 28, a FUP e seus sindicatos realizarão um Dia Nacional de Luta, com atos públicos e mobilizações em todo o Sistema Petrobrás, denunciando os interesses que estão por trás da política de preços de combustíveis, feita sob encomenda para atender ao mercado e às importadoras de derivados.
PLURALIDADE DE IDEIAS E DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS
Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.
MAPA
do jornalismo independente no Brasil
O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).
https://theintercept.com/brasil/
https://www.brasildefato.com.br/
https://www.redebrasilatual.com.br/
http://www.independente.jor.br/
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/
http://www.correiocidadania.com.br/
https://midiaindependente.org/
https://enoisconteudo.com.br/agencia/
http://revistagambiarra.com.br/
https://subversivos.libertar.org/
https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts
https://www.extraclasse.org.br
https://www.pressenza.com/pt-pt/
https://operamundi.uol.com.br/
http://periferiaemmovimento.com.br/
http://ecos-periferia.blogspot.com/
https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa
http://faroljornalismo.cc/blog/
http://jornalismojunior.com.br/
https://gz.diarioliberdade.org/
https://medium.com/brio-stories
http://jornalismocolaborativo.com/
http://coletivocatarse.com.br/
https://www.nexojornal.com.br/
https://jornalistaslivres.org/
https://reporterbrasil.org.br/
https://www.facebook.com/MidiaNINJA/
http://baraodeitarare.org.br/site/
http://reinventajornalista.com.br/