A VITÓRIA DE UM GESTO DE AMOR FRENTE A TABUS E PRECONCEITOS

 

A deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB) tem contribuindo muito para desmistificar o gesto de amamentar um bebê em local público. A naturalidade da deputada para dar de mama à pequena Laura, é mais que um gesto de amor. Trata-se de uma atitude pedagógica  e de um enfrentamento ao tabu, às críticas e às polêmicas em relação à postura das mães e do direito delas e dos seus bebês. A imagem de Vinicius Reis, da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul demonstra a importância de lutar e de lavantar bandeiras.  As fotos foram feitas nesta quarta-feira (29/6), durante sessão da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, que tratou de dois temas em que os gaúchos parecem andar para trás. Os relatos do professor Eduardo Cardoso, afastado de suas funções na Escola Estadual Maria Angelina Maggi, por perseguição política; e do jornalista Matheus Chaparini, do jornal Já,  vítima de abuso de autoridade por parte da Brigada Militar, após sua prisão na desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, no dia 15 de junho, demonstram uma tendência do RS ao retrocesso.

 

Por isso, fatos que parecem ser banais, como amamentar um bebê, registrar e noticiar fatos ou dar aulas tornaram-se tão importantes.

 

DEPOIMENTOS

Sobre os depoimentos na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, a deputada  Manuela afirmou que a prisão de Chaparini e o uso excessivo da força contra os jovens são dois temas distintos e pedem dois encaminhamentos diferentes da CCDH. Com relação ao segundo, ela afirmou que uma comissão de deputados já se reuniu com o Ministério Público para cobrar a apuração de eventuais abusos cometidos pelos policiais e que cabe à comissão cobrar uma resposta do órgão. Em relação à prisão de Chaparini, ela propôs que a comissão faça uma reunião com o Secretário de Segurança, Wantuir Jacini, para cobrar a retirada de todas as ações contra o jornalista – ele responde por dano qualificado ao patrimônio público, associação criminosa, esbulho possessório e corrupção de menores.

 

“Aos jornalistas compete a busca pela matéria. Todos podem imaginar que o jornalista não fique em casa esperando um político mandar um papel com as suas atividades, cabe aos jornalistas buscar aquilo que os políticos fazem, que acontece na sociedade. O jornalista estava num lugar privilegiado enquanto jornalista, havia conseguido estar num ambiente de conflito entre a Brigada e manifestantes e foi levado para o Presídio Central, por isso aqui há sim cerceamento à liberdade de imprensa, cerceamento à liberdade de expressão desse jornalista e, inclusive, do seu exercício profissional”, afirmou Manuela.

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS