
Mais de 20 mil pessoas saíram às ruas de Porto Alegre, na noite de terça-feira, dia 24 de maio, em protesto contra o golpe que afastou Dilma Rousseff da presidência da República. Esta é a quarta manifestação, em menos de dez dias, contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB). Depois de percorrerem as ruas do Centro e da Cidade Baixa, os manifestantes se deslocaram até a Avenida Ipiranga, em frente à RBS, e queimaram pneus e centenas de exemplares do jornal Zero Hora. A iniciativa foi uma forma de denunciar a participação da mídia, na articulação do golpe contra a presidenta Dilma.
HOMENAGEM À OCUPAÇÃO LANCEIROS NEGROS
A caminhada iniciou na Esquina Democrática, seguindo até o cruzamento da General Câmara com a Andrade Neves, como forma de solidariedade à ocupação Lanceiros Negros. Desde a noite anterior, o prédio onde vivem cerca de 70 famílias foi cercado por um grande efetivo da Brigada Militar. O objetivo era cumprir a reintegração de posse do local, que pertence ao Estado. Porém, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça suspendeu a retirada das famílias do edifício.
PLURALIDADE DE IDEIAS E DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS
Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.
MAPA
do jornalismo independente no Brasil
O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).
https://theintercept.com/brasil/
https://www.brasildefato.com.br/
https://www.redebrasilatual.com.br/
http://www.independente.jor.br/
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/
http://www.correiocidadania.com.br/
https://midiaindependente.org/
https://enoisconteudo.com.br/agencia/
http://revistagambiarra.com.br/
https://subversivos.libertar.org/
https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts
https://www.extraclasse.org.br
https://www.pressenza.com/pt-pt/
https://operamundi.uol.com.br/
http://periferiaemmovimento.com.br/
http://ecos-periferia.blogspot.com/
https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa
http://faroljornalismo.cc/blog/
http://jornalismojunior.com.br/
https://gz.diarioliberdade.org/
https://medium.com/brio-stories
http://jornalismocolaborativo.com/
http://coletivocatarse.com.br/
https://www.nexojornal.com.br/
https://jornalistaslivres.org/
https://reporterbrasil.org.br/
https://www.facebook.com/MidiaNINJA/
http://baraodeitarare.org.br/site/
http://reinventajornalista.com.br/