JORNALISTAS DE SP REALIZAM ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA

07/04/2016

 

A exemplo de outros setores, jornalistas de São Paulo participam hoje (7), a partir das 19h, de ato em defesa da democracia e dos direitos sociais hoje, na sede do sindicato da categoria, na região central da capital paulista.  A manifestação vai reafirmar a posição contrária ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

 

Jornalistas apresentarão depoimentos sobre a situação da categoria durante o regime ditatorial civil-militar (1964-1985), bem como análise da atual conjuntura política nacional.

 

Dirigentes do sindicato devem conceder uma entrevista para a imprensa internacional visando a denunciar casos de violência contra jornalistas brasileiros. De acordo com relatório divulgado no mês passado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o país ocupa a quinta posição entre os mais perigosos para profissionais de imprensa.

 

Na última semana, a entidade já havia se posicionado em oposição às tentativas de derrubar o governo de Dilma. Durante encontro com artistas e intelectuais, o sindicato entregou à presidenta o Manifesto em Defesa da Democracia e dos Direitos Sociais, que já conta com mais de 1.700 assinaturas. “Três décadas após o fim do regime militar, nos vemos novamente sob a ameaça do autoritarismo”, afirma o documento.

 

A argumentação do manifesto aponta incongruências nos processos que levam à desestabilização do mandato da presidenta. “Parlamentares que acumulam denúncias de corrupção, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e alguns dos principais partidos políticos do país já contabilizam votos no Congresso com intuito do impeachment e negociam abertamente um futuro governo, num clima de golpismo institucionalizado”, afirma.

 

O documento questiona as reais intenções de um impeachment no atual momento. “Defendemos direitos sociais – o patrimônio público, as reservas de petróleo do pré-sal, as empresas estatais, os direitos trabalhistas, os avanços contra o racismo e o machismo, a redução da miséria e da desigualdade – ameaçados pelos adversários da democracia.”

 

A crítica abrange ainda as grandes empresas de comunicação, e o papel desempenhado por esses grupos para agravar a crise de hostilidade na população. “Essas empresas transformam seus veículos noticiosos em alto-falantes para que fontes ocultas no aparelho de Estado alardeiem vazamentos seletivos de informação, visando a destruir reputações e a soterrar o direito de defesa”, diz o manifesto. “Não vamos deixar que nos calem. Não ao golpe! Viva a democracia!”, conclui.

 

PUBLICADO ORIGINALMENTE:

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/04/jornalistas-realizam-ato-em-defesa-da-democracia-em-sao-paulo-1121.html

Please reload

PLURALIDADE DE IDEIAS E  DIVERSIDADE DE PENSAMENTOS

Oblog www.esquinademocratica.com aborda temas relacionados à política e à administração pública, sempre a partir da defesa incondicional dos direitos humanos e do pleno exercício da cidadania. Lutamos pela democratização da informação e da comunicação e buscamos exercer o JORNALISMO de forma LIVRE e INDEPENDENTE. Defendemos a pluralidade de ideias e a diversidade de pensamentos, por meio de um jornalismo politicamente engajado em um projeto de sociedade popular e de esquerda.

MAPA
do jornalismo independente no Brasil

O www.esquinademocratica.com está no mapa do jornalismo Independente brasileiro. O mapeamento é realizado desde 2015 pela Pública, primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do país. No mapa interativo foram selecionadas iniciativas que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas (http://apublica.org/mapa-do-jornalismo/#_).

asq.png

https://theintercept.com/brasil/

https://www.brasildefato.com.br/

https://www.brasil247.com/

https://www.sul21.com.br/

https://www.redebrasilatual.com.br/

https://revistaforum.com.br/

https://apublica.org/

http://desacato.info/

http://anujornalismo.com/

http://www.nonada.com.br/

www.cartacapital.com.br

http://www.independente.jor.br/

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/

https://www.ocafezinho.com/

http://www.correiocidadania.com.br/

https://passapalavra.info/

https://www.rioonwatch.org/

https://www.novaimprensa.com/

http://revistaberro.com/

http://marcozero.org/

https://midiaindependente.org/

https://outraspalavras.net/

https://enoisconteudo.com.br/agencia/

http://revistagambiarra.com.br/

https://subversivos.libertar.org/

https://mobilize.org.br/

https://www.facebook.com/coletivosup/?fref=ts

https://www.extraclasse.org.br

https://www.pressenza.com/pt-pt/

https://www.jornalja.com.br/

https://operamundi.uol.com.br/

https://www.saibamais.jor.br/

http://www.anf.org.br/

http://periferiaemmovimento.com.br/

https://azmina.com.br/

http://ecos-periferia.blogspot.com/

https://www.viomundo.com.br/

http://jornalocidadao.net/

https://revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

http://faroljornalismo.cc/blog/

http://jornalismojunior.com.br/

https://calle2.com/

https://gz.diarioliberdade.org/

https://medium.com/brio-stories

http://jornalismocolaborativo.com/

http://coletivocatarse.com.br/

https://www.nexojornal.com.br/

https://www.jota.info/

https://jornalistaslivres.org/

https://catarinas.info/

https://reporterbrasil.org.br/

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/

http://baraodeitarare.org.br/site/

http://www.fluxo.net/

http://reinventajornalista.com.br/

http://jornalismob.com/

https://paragrafo2.com.br/

https://www.cnet.com/news/?tag=typo

http://desabafosocial.com.br/

https://aosfatos.org/

http://www.aescotilha.com.br/

NOTÍCIAS

Please reload

ARQUIVOS