top of page

DIA DO ESTUDANTE: VITÓRIA CABREIRA É A MAIS JOVEM VEREADORA DE PORTO ALEGRE

OUTRAS NOTÍCIAS

No dia 11 de agosto, o Brasil comemora o dia do Estudante. Nas décadas de 60 e 70, o país viveu um período de intensa efervescência política e o movimento estudantil passou a ter uma atuação decisiva nos rumos políticos do Brasil. Organizados por meio de entidades representativas, os estudantes deram início à resistência e ao combate à ditadura militar.
 
Em março de 1968, o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto foi morto pela Polícia Militar no Rio de Janeiro (RJ) durante um protesto, causando comoção popular e dando início às grandes mobilizações contra o governo militar. Durante os anos de chumbo, os militares impuseram censura à imprensa e era cada vez mais comum as prisões arbitrárias, com torturas, assassinatos e desaparecimentos pessoas contrárias ao regime. Com a abertura política, os estudantes deram início a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1984. Também participaram ativamente da campanha das “Diretas Já.
 
Desde então, os estudantes voltaram a ter protagonismo na vida política do país. Foi assim no “Fora Collor”, na resistência ao golpe contra Dilma Rousseff e agora na luta pelo impeachment de Jair Bolsonaro. No dia do estudante, o Esquina Democrática conversou com Vitória Cabreira, a mais jovem vereadora de Porto Alegre.

E8XntknWQAQN0Ld_edited.jpg

CONFIRA O VÍDEO ABAIXO
DEMOCRACIA

bottom of page