USUÁRIOS DENUNCIAM FALTA DE PLANEJAMENTO DA PREFEITURA NA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PORTO ALEGRE


O vereador de Porto Alegre Matheus Gomes, do PSOL, criticou a postura da Prefeitura em relação à organização da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município. Matheus postou um vídeo nesta quarta-feira (5/5), no twitter, em que é possível observar a fila que se formou em frente ao posto do IAPI, com aglomeração e em dia de chuva. O vereador questiona a organização e a logística, colocando em risco aqueles que se deslocaram até os locais de vacinação. De acordo com a Prefeitura não há vacinas para atender todas as pessoas que foram em busca da segunda dose da vacina contra a covid-19.


De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que uma nova remessa de vacinas da CoronaVac chegue à capital gaúcha na sexta-feira ou no sábado (7 ou 8/5) e a falta de imunizantes é consequência de um atraso na chegada ao Brasil do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ao Butantan.


A Prefeitura já está realizando um estudo para criação de um cadastro capaz de organizar a vacinação em Porto Alegre, pois o planejamento fica comprometido em função do Ministério da Saúde não informar com antecedência a chegada de novas remessas de imunizantes.