TODAS AS REGIÕES DO RS ESTÃO COM BANDEIRA LARANJA NA CLASSIFICÃO DE RISCO PARA A COVID-19


Pela primeira vez desde a semana de 29 de setembro a 5 de outubro que todas as regiões do Rio Grande do Sul estão com bandeira laranja para o coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2/11) pelo Gabinete de Crise do governo do estado. Na atualização feita na sexta-feira (30/10), a região de Santa Rosa aparecia com bandeira vermelha. No entanto, após avaliar o pedido de reconsideração enviado pela região, o governo do estado aceitou a solicitação para troca de bandeira. Na semana de 3 a 9 de novembro, todo o território gaúcho está classificado com risco médio em relação ao mapa do distanciamento controlado para o enfrentamento da covid-19. Na semana passada, apenas a região de Cruz Alta estava sob bandeira vermelha.


De acordo com o governo, o pedido de reconsideração foi aceito porque a taxa de pacientes com Covid-19 na ocupação de leitos clínicos na região de Santa Rosa é baixa e a evolução da taxa de ocupação de leitos está em situação de aparente equilíbrio. Desses, 93% se recuperaram, 11.343 seguem em acompanhamento e 5.804 morreram. Até o fim da tarde, Porto Alegre tinha registro de 1.289 óbitos e mais de 40,7 mil contaminados, desde 24 de março. Nesta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Saúde do RS informou que o número do mortes em decorrência da Covid-19 é de 5.805 e o número de novos casos é de 249.437. No dia anterior, domingo (1/11), foram registradas sete mortes e 906 novos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Com isso, o total de óbitos era de 5.804 e o de infectados subiu para 248.482. Comparando as informações de domingo e de segunda-feira é possível afirmar que em 24 horas foram registrados 955 novos casos e apenas um óbito no estado.


RETORNO ÀS AULAS

A partir desta terça-feira (3/11), as aulas presenciais serão reiniciadas no Rio Grande do Sul. A exceção será a região de Cruz Alta, que esteve em bandeira vermelha na última semana e não poderá retomar as atividades escolares. As outras 20 regiões Covid estão autorizadas a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas. Cruz Alta precisa de mais uma semana com bandeira laranja para poder anunciar o retorno das aulas presenciais. O governo do estado informou que os eventos de grande porte também já estão liberados em 20 regiões, com exceção de Cruz Alta. O governo do estado anunciou nesta quarta-feira (14) o calendário de retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. As primeiras turmas a voltarem A retomada das aulas não é obrigatória para alunos e professores que estejam em grupos de risco. O plano de contingência do RS prevê um teto máximo de ocupação de 50% dos estudantes. Qualquer aluno, professor ou funcionário que manifestar algum sintoma gripal não deve ir à escola. Além disso, os materiais não devem ser compartilhados.