SOLIDARIEDADE: COMPRE INGRESSO PARA O DOCUMENTÁRIO "DE OLHOS ABERTOS" E AJUDE O BOCA DE RUA

Alex Cardoso, catador de materiais recicláveis, cientista social e membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), entrou em contato para falar do documentário De Olhos Abertos. "São histórias reais, corações que pulsam, um documentário que tem a força e a capacidade de fazer a solidariedade adormecida andar, se mexer". Alex ressalta que como a pandemia se prolongou, as doações começaram a diminuir. Por isso, ele ressalta a importância de assistir o documentário e contribuir financeiramente com quem mais precisa.

Em Porto Alegre (RS), um grupo de moradores de rua produz e vende o seu próprio jornal, o “Boca de Rua”, único no mundo por trazer o olhar da rua sobre a rua. Além de uma fonte de renda, ele é, para os seus redatores, uma voz que pode ser ouvida, uma ferramenta de denúncia e de organização perante a cidade onde eles vivem. Hoje, o Boca está comemorando 18 anos. O grupo cresceu, a sociedade mudou, mas as dificuldades continuam. Pois para quem mora na rua, conseguir o que comer, achar onde dormir, cuidar de si e dos seus pertences, sobreviver à violência urbana, seguem sendo preocupações cotidianas. No entanto, esses jornalistas de vidas extremas têm pelo menos uma coisa em comum: uma vontade intocável de estar junto na batalha.


DIRETORA

Nascida em Paris em 1987, enraizada no Brasil desde 2013, Charlotte Dafol é cineasta, fotógrafa, autora e musicista. Também produz cachaça, é formada em História e trabalha em feiras ecológicas. Na França, dirigiu sete curtas-metragens de ficção entre 2009 e 2012, junto com estudantes de cinema. No Brasil, colaborou como repórter e fotógrafa com diversas mídias alternativas. É autora dos livros Pietro Germi et la comédie à l’italienne (França, 2012) e Como num romance (Brasil, 2020). De Olhos Abertos é o seu primeiro documentário longa-metragem.

ALICE

A Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE) é uma organização sem fins lucrativos, que desde 1999 trabalha para revelar o que a sociedade não vê, defendendo o direito de todos à comunicação, à cultura, à arte e à convivência harmônica em uma sociedade sustentável. Nessa linha, desenvolve projetos alternativos e autônomos envolvendo comunidades ignoradas pela mídia tradicional e negligenciadas pelas políticas públicas. A Alice é formada por pessoas de diversas idades e profissões interessadas em lutar por uma sociedade mais justa e equilibrada tanto em nível social quanto ecológico, valendo-se a comunicação, da arte, da criatividade, da solidariedade e das relações democráticas.


EQUIPE

Documentário, Brasil, 2020. Duração: 112 min.

Direção: Charlotte Dafol. Produção: ALICE. Montagem: Alfredo Barros. Desenho de som: Juan Quintáns. Finalização de imagens: Raoni Ceccim. Assistente de direção: Annekatrin Fahlke. Trilhas originais: Rafael Sarmento, Marcelo Cougo, Paulo Bettanzos. Trailer: Douglas Roehrs.

DE OLHOS ABERTOS

QUANDO: Sábado, dia19 de dezembro.

HORA: filme liberado das 19h à meia-noite.

VALOR: flexível, conforme suas condições e desejo de apoiar o projeto.

ONDE COMPRAR: os ingressos já estão à venda no site https://www.deolhosabertos.com