SITE ESQUINA DEMOCRÁTICA COMPLETA 15 ANOS DE JORNALISMO E APRESENTA SUA NOVA MARCA AOS SEGUIDORES


Neste mês de junho, o www.esquinademocratica.com está completando 15 anos de existência. Para marcar o início de um novo ciclo, estamos apresentando hoje (11/6) a marca que vai nos identificar durante este período de mudanças e transformações sociais. O pulso firme, com a mão fechada e erguida, simboliza luta e resistência. No atual contexto do país, consideramos que lutar e resistir são virtudes imprescindíveis para defender a democracia e construir bases sólidas de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. O ano de 2020 ficará marcado pela pandemia de coronavírus, pela crise econômica mundial e pela efervescência política e social que estão em curso.


Reiteramos o compromisso com o jornalismo livre e independente, a partir da defesa incondicional dos direitos e das liberdades, da ética em relação ao trabalho diário com as informações e da transparência diante das posições que assumimos publicamente sobre os mais diversos temas. Ingressamos em um novo tempo e acreditamos na construção de relações sociais e econômicas baseadas nas necessidades coletivas, na mútua cooperação e nas redes colaborativas. O www.esquinademocratica.com faz um jornalismo artesanal que se funde às novas tecnologias, se soma a outras tantas iniciativas e se integra a essa verdadeira rede de comunicação alternativa existente no Brasil.

Além de publicar conteúdo próprio, reproduzimos e compartilhamos reportagens e matérias produzidas e elaboradas por veículos que têm a mesma concepção sobre o jornalismo, sobre a forma de produzir notícias e sobre a importância de interpretar o conjunto de informações que todos os dias são enviadas aos leitores. Após o golpe de 1964 e durante todo período da ditadura militar, a imprensa alternativa teve papel fundamental na publicação de informações e nas denuncias de mortes, torturas e desaparecimento de pessoas. Em 2016, o Brasil foi vítima de um outro golpe. Dilma Rousseff foi deposta da Presidência da República, no dia 31 de agosto, por meio de um impeachment fraudulento, sem que houvesse crime de responsabilidade e por meio de um processo repleto de atropelos e ilegalidades jurídicas.


A CERTEZA NA FRENTE E A HISTÓRIA NA MÃO

A frase "A certeza na frente e a história na mão" foi pinçada de uma música escrita e cantada por Geraldo Vandré, em 1968, e se transformou no slogan da campanha de financiamento que lançamos em maio, com objetivo de dar suporte ao jornalismo livre e independente executado pelo www.esquinademocratica.com. O especial A CERTEZA NA FRENTE E A HISTÓRIA NA MÃO faz parte da campanha e foi a forma que encontramos de resgatar o trabalho realizado pelo jornalista Alexandre Costa, desde o período que antecedeu o golpe de 2016 a março de 2020, quando ainda não estávamos diante da ameaça do Covid-19 e não vivíamos em isolamento social.


São vídeos, imagens e registros de manifestações e atos realizados nas ruas de Porto Alegre. Fragmentos da nossa história recente e memórias que remontam a luta em defesa da democracia na capital gaúcha, semelhante ao que ocorreu na maioria das capitais e grandes cidades do Brasil.


Como todos sabem, esta é uma guerra quixotesca e extremamente desigual. Os tempos são outros, é verdade. Mas as bandeiras ainda são as mesmas. Por isso, a música de Geraldo Vandré nos diz muito sobre os dias de hoje.


Mais do que nunca, precisamos de recursos financeiros para seguir caminhando e acreditando nas flores vencendo os canhões.


0 visualização

PAULO TIMM NA VALE DO MAMPITUBA WEB RÁDIO - DAS 8H ÀS 10H

rodapé ed.png