SEBASTIÃO MELO (MDB) SERÁ O NOVO PREFEITO DE PORTO ALEGRE, APÓS VENCER MANUELA NO SEGUNDO TURNO


Sebastião Melo (MDB) será o próximo prefeito de Porto Alegre. Eleito no domingo (29/11), em segundo turno, Melo obteve 370.550 votos (54,63%) contra os 307.745 votos (45,37%) de Manuela D’Ávila (PCdoB). As abstenções , os nulos e os brancos somaram mais de 400 mil votos, número superior aos contabilizados por cada um dos candidatos. No total, 354.382 mil eleitores não compareceram para votar, quase a metade do total de eleitores (727.464) que compareceram às urnas no domingo.

Sebastião Melo agradeceu os eleitores pela confiança depositada nele e mencionou o apoio que recebeu da sua família. Também citou o senador Pedro Simon, referindo-se a ele como “meu líder”, como uma das pessoas importantes na sua trajetória no MDB. Melo anunciou que uma das suas primeiras medidas será o cancelamento do aumento do IPTU previsto para 2021 e implantação de medidas para reabertura da economia na capital gaúcha, em função do aumento de casos de coronavírus e do crescimento do percentual de leitos de UTI ocupados na cidade, que está em 90,43%.


O futuro prefeito anunciou ainda que já telefonou para Nelson Marchezan Júnior e que pretende realizar uma “transição pacífica”. Melo reiterou que não pretende fechar a cidade em função do aumento de novos casos e de óbitos por Covid-19, mas considera necessário conciliar as medidas na área da saúde e garantindo que a economia não seja prejudicada.


A candidata Manuela D’Ávila reconheceu a derrota nas urnas, em pronunciamento que fez por volta das 19 horas. Ela agradeceu o apoio dos eleitores e desejou sorte ao futuro prefeito. No entanto, Manuela criticou a forma como foi tratada durante a campanha, com “baixarias e notícias falsas”. Ao se despedir dos apoiadores, agradeceu aos militantes pelo trabalho realizado durante a campanha, ao candidato a vice-prefeito Miguel Rossetto (PT), aos partidos que apoiaram a sua candidatura no segundo turno e fez uma referência especial à sua família pelo suporte e apoio na campanha.