SEBASTIÃO MELO (MDB) DIVULGA PESQUISA FAKE E DATAFOLHA NEGA TER FEITO LEVANTAMENTO EM PORTO ALEGRE


O Datafolha não realizou nenhuma pesquisa eleitoral em Porto Alegre nestas eleições municipais de 2020 e a pesquisa que circulou em algumas redes sociais no sábado à noite é falsa. O esclarecimento foi feito ainda na noite de sábado, em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, que pertence ao mesmo grupo do instituto, e no twitter do Datafolha. O desmentido ocorre após um levantamento que mostrava Sebastião Melo (MDB) à frente de Manuela D’Ávila (PCdoB) na disputa pela prefeitura da Capital circular em grupos e redes sociais do candidato do MDB e apoiadores na noite de sábado e chegar a ser divulgado no portal Band/Uol.


Após o desmentido, o portal publicou uma correção destacando que não foi feita pesquisa do Datafolha em Porto Alegre. Melo apagou as postagens. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também não consta nenhuma pesquisa Datafolha para a eleição na Capital.


Eleitores que tenham dúvidas sobre quais foram as pesquisas eleitorais realizadas de fato e registradas, em Porto Alegre e outras cidades, podem consultar o site do TSE no link:

https://pesqele.tse.jus.br/pesqele-publico/app/pesquisa/listar.xhtml