PTB OFICIALIZA CANDIDATURA DE JOSÉ FORTUNATI NA CORRIDA ELEITORAL RUMO À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE


O PTB oficializou a candidatura de José Fortunati à prefeitura de Porto Alegre, durante convenção do partido realizada na manhã deste sábado (12/9). A chapa conta ainda com apoio do Podemos e do Patriota, mas espera ampliar o número de coligados. A definição do vice deve ocorrer até a próxima quarta-feira, dia 16 de setembro, data limite definida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Fortunati ressaltou que o nome do vice está sendo construído com muito diálogo. Um dos nomes cotados para o cargo de vice é o de André Cecchini, do Patriota. As chances do médico Cecchini aumentaram muito depois que o atual vice-prefeito Gustavo Paim, que havia decidido não concorrer, voltou atrás e anunciou sua candidatura pelo PP.


José Fortunati assumiu a prefeitura pela primeira vez no final de março de 2010, em função da renúncia de José Fogaça para concorrer ao governo do estado, permanecendo no cargo até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2012. Fortunati foi reeleito nas eleições de outubro de 2012, no primeiro turno das eleições, com 517.969 votos, representando 65,22% dos votos válidos. Manuela D'Ávila ficou em segundo lugar com 141.073, o que representou 17,76% dos votos válidos. Em março de 2015, o prefeito de Porto Alegre se licenciou do PDT, em função das posições assumidas pelos vereadores do partido.


Fortunati deixou o PDT em novembro de 2017 e ingressou no PSB em abril de 2018. Porém deixou a sigla menos de dois meses depois, quando o PSB decidiu apoiar a reeleição de José Ivo Sartori ao governo do estado. Em março deste ano, José Fortunati filiou-se ao PTB, após uma conversa com o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, e um convite para ser colaborador na Fundação Getúlio Vargas. Durante a convenção, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e o deputado estadual Luis Augusto Lara, lideranças do PTB, saudaram o colega de partido.apoio , partido também lançou 49 candidatos à Câmara de Vereadores. Atualmente o PTB conta com seis vereadores: Cassio Trogildo, Humberto Goulart, Hamilton Sossmeier, Luciano Marcantônio, Paulo Brum e Wambert Di Lorenzo.

rodapé ed.png