PANDEMIA DE SOLIDARIEDADE – 3

Atualizado: Abr 7

SOLIDARIEDADE EM FAMÍLIA NA CONFECÇÃO DE MÁSCARAS PARA TRABALHADORES DA SAÚDE

A professora de história da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Tavama Nunes Santos, de 49 anos, decidiu ser voluntária em um projeto de confecção de máscaras de proteção, material que está em falta no mercado e que é fundamental para a segurança, principalmente, dos trabalhadores da saúde. Moradora da Lomba do Pinheiro desde 1992, Tavama ingressou no projeto para ajudar a filha, de 21 anos, estudante de medicina em uma das universidades de Porto Alegre. A instituição se encarrega de entregar o material para os voluntários, lâminas de acetato, espuma, elástico e cola.

A professora de História informa que todos os dias são produzidas 120 máscaras, que são recolhidas pela universidade. “Estamos neste projeto desde a semana passada. Aqui em casa estamos todos fazendo as máscaras de acetato. Minha filha fez o treinamento e passou para nós. São máscaras artesanais destinadas aos funcionários da saúde. Nós medimos, cortamos, montamos e colamos”, explica a professora. Para cumprir o prazo de entrega das máscaras, além do apoio da mãe, a filha de Tavama passou a contar o apoio do pai, da irmã e da tia.


A professora, que também é coordenadora do Curso Pré Vestibular Popular KiLomba, afirma que, diante da pandemia, gostaria de poder contribuir muito mais. “Até me sinto mal em não ter coragem de sair de casa para fazer mais ações”, revela. A iniciativa de confeccionar máscaras para a universidade da filha foi o primeiro passo como voluntária no combate à propagação do coronavírus. “Hoje mesmo vou comprar material e também vou fazer máscaras para a comunidade, para proteger as pessoas que trabalham em projetos voluntários, como entrega de alimentos, por exemplo”, anunciou Tavama.

A solidariedade transmitida pela estudante de medicina para sua mãe, a professora Tavama Nunes Santos, rapidamente se propagou para a família. Desta forma, ponto a ponto, milhares de pessoas têm participado desta verdadeira guerra contra o coronavírus. No Brasil, a sociedade vem confeccionando ações e iniciativas, sejam elas, simples, singelas, individuais ou coletivas, mas todas de extrema importância no combate à pandemia do coronavírus. São estas iniciativas que se contrapõem a omissão e a irresponsabilidade do presidente da República Jair Bolsonaro, que promove e agrava a crise de saúde e da economia do país, pela falta de medidas efetivas para reduzir os impactos decorrente da pandemia.

EPISÓDIO 1 - PANDEMIA DE SOLIDARIEDADE AJUDA A COMBATER A FOME E AMENIZA A INEFICIÊNCIA DO PODER PÚBLICO

EPISÓDIO 2 - O VÍRUS DA FOME É INVISÍVEL E SILENCIOSO


EPISÓDIO 3 - SOLIDARIEDADE EM FAMÍLIA NA CONFECÇÃO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO PARA TRABALHADORES DA SAÚDE

EPISÓDIO 4 - MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO EXPÕE AS DESIGUALDADES E QUESTIONA A CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS


EPISÓDIO 5 - CONTRADIÇÕES HUMANAS: SOLIDARIEDADE E EGOÍSMO


EPISÓDIO 6 - NADA SERÁ COMO JÁ FOI UM DIA

0 visualização

PAULO TIMM NA VALE DO MAMPITUBA WEB RÁDIO - DAS 8H ÀS 10H

rodapé ed.png