MANUELA LIDERA PESQUISA DO INSTITUTO REALTIME BIG DATA PARA A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE


Manuela D'Ávila, candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, está na frente em mais uma pesquisa eleitoral. Na segunda-feira (2/11), a CNN divulgou pesquisa realizada pelo instituto RealTime Big Data em que Manuela D’Ávila aparece na frente dos demais candidatos com 27% das intenções de voto. O atual prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), está com 13%, seguido de José Fortunati (PTB) e Sebastião Melo (MDB), ambos com 12%. Bem mais atrás está Fernanda Melchionna (PSOL), com 4%, seguida por Juliana Brizola (PDT), Gustavo Paim (PP) e Valter Nagelstein (PSD), todos empatados com 3%.


Os candidatos Montserrat Martins (PV), Luiz Delvair (PCO) e João Derly (Republicanos) também aparecem empatados com apenas 1% dos votos. Já Rodrigo Maroni (PROS) e Julio Flores (PSTU) não pontuaram. Os indecisos somam 10%, mesmo percentual dos eleitores que declararam votar em branco ou anular o voto. O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, por telefone e com a participação de 1.050 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.


No sábado (31/10), foi divulgada uma outra pesquisa, feita pela TV Record, com resultados muito parecidos. Manuela também está à frente dos seus adversários, com 27% das intensões de voto, e com três candidatos tecnicamente empatados (dentro da margem de erro), com leve vantagem para Marchezan, que aparece na segunda posição. A TV Record divulgou que a pesquisa foi contratada junto ao mesmo instituto, mas realizada entre os dias 26 e 28 de outubro. Manuela com 27% das intenções de voto, sendo seguida por Marchezan, com 13%, Melo com 12% e Fortunati com 10%.

Comparando as duas pesquisas, é possível constatar que Manuela subiu três pontos percentuais, enquanto Marchezan subiu quatro pontos, Melo um ponto e Fortunati permaneceu com os mesmos 12% das intensões de voto.