MANIFESTAÇÃO "VIDA NEGRAS IMPORTAM" ESTÁ PROGRAMADA PARA ÀS 13 HORAS DE DOMINGO, EM PORTO ALEGRE


"Vidas Negras Importam" é um evento programado para às 13 horas do próximo domingo, dia 7 de junho, em Porto Alegre. A atividade faz parte dos protesto pelo assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, nos EUA. O fato gerou uma rebelião popular antirracista naquele país e se espalhou pelo mundo. A manifestação na capital gaúcha está sendo organizada pelo PSOL e faz referência ao racismo no Brasil. Uma das preocupações dos manifestantes é garantir a segurança dos participantes, em função da pandemia de coronavírus.


O evento tem uma página no facebook e cita um caso de racismo ocorrido no Rio Grande do Sul, que resultou na morte do engenheiro Gustavo,um jovem negro que foi alvejado pela Brigada Militar quando se dirigia para o trabalho, na cidade de Marau. Os organizadores do protesto também alertam para o fato dos negros serem os mais atingidos pelo Covid-19 também. "Se é verdade que pandemia da covid-19 é uma realidade para todos, não é verdade que o vírus afeta a todos da mesma forma, muito menos que estamos no mesmo barco. Os negros e as negras das periferias do Brasil são os mais expostos aos riscos de contaminação e morte, pois não têm seu direito de quarentena garantidos pelo Estado. Além disso, o racismo estrutural e a suposta guerra às drogas continua fazendo suas vítimas, em sua grande maioria, jovens negros", adverte o texto na página do facebook, citando ainda o assassinato do menino João Pedro, de 14 anos, morto por uma bala de fuzil da polícia, no Complexo do Salgueiro, em maio passado.


Os organizadores divulgaram pelo próprio facebook quais os procedimentos que devem ser adotados pelas pessoas que pretendem participar da manifestação.


rodapé ed.png