INSTITUTO ZORAVIA BETTIOL LANÇA MARCA E IDENTIDADE VISUAL EM PARCERIA COM A UNIRITTER, HOJE, ÀS 17H


A terça-feira (28/7) é um dia extremamente importante para a Cultura em Porto Alegre. O Instituto Zoravia Bettiol vai apresentar a sua marca e a sua identidade visual, em evento online, das 17h às 18h, realizado em parceria com a Uniritter e que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/2ZEJHi3. A marca foi desenvolvida pela designer Beatris Scomazzon da empresa ZON Design. Além da apresentação da marca, a live contará com participações especiais do meio cultural como: Beatriz Araújo, Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Ana Norogrando, artista plástica, Gilberto Schwartzman, presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Luciano Alabarse, Secretário Municipal da Cultura de Porto Alegre, Paulo Gomes, professor e curador de arte e ainda um representante da Uniritter, universidade parceira que será responsável técnica pela live, através de sua inteligência e logística em TI.


A designer Beatris Scomazzon falou sobre a criação da marca e da identidade visual do Instituto Zoravia Bettiol. "O universo simbólico de artista Zoravia é muito rico! É lúdico, é alegre – e às vezes questionador –, é irônico, é verdadeiro. Nada mais lógico do que buscar inspiração em sua obra para construirmos um Símbolo para ser vinculado à Marca do Instituto Zoravia Bettiol. E associar a ele um logotipo, com um lettering adequado e expressivo. Foi a própria Zoravia que nos inspirou: sua pessoa e personalidade, e sua obra. Tivemos alguns encontros onde ela mesma nos mostrou algumas obras de seu especial apreço. Conversamos. Pronto! A Marca se materializou!”.


O evento online também contará com sorteio entre seus participantes da obra “A Dama das Libélulas”, Nº 06/50, da série Criaturas Voadoras, doada por Zoravia para o Instituto.

DE PORTO ALEGRE PARA O MUNDO

Zoravia Bettiol, artista plástica, designer e arte-educadora, trabalha com artes gráficas, arte têxtil, pintura, murais, instalações e performances. Nasceu em Porto Alegre, RS, em 1935. Participou de 135 exposições individuais entre 1959 e 2014 na América do Sul, Europa, EUA e Japão. Sendo sua principal exposição, Zoravia Bettiol – A Mais Simples Complexidade, MARGS, 2007, Porto Alegre-RS. Ministrou cursos de arte têxtil, design de jóias, headdress e instalações no Brasil e EUA. Atualmente, integra a diretoria da Assoc. Chico Lisboa e da Agapan e é coordenadora da Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre. Suas obras estão em acervos dos principais museus do mundo como o Metropolitan Museum e o Brooklyn Museum, ambos de Nova Iorque; o Kunstindustriemuseet, de Oslo e o Museum of Modern Art, de Kyoto.


InstitutoZB_WhatsApp Convitepdf

Em entrevista concedida ao jornal Brasil de Fato RS, publicado no dia 6 de março, Zoravia falou sobre alguns projetos do Instituto. "Em março do ano passado, mês internacional da luta das mulheres fizemos a exposição “Mulheres em Movimento”. Foram 18 mulheres com 36 obras, realizado na minha casa porque o edifício do instituto estava uma ruína. Depois fizemos a atividade “Acolhendo a Vizinhança”, para entrarmos em contato com as pessoas. E vai ser feito um documentário antropológico na Casa dos Leões, dirigido pelo Baby Larde, chamado “Da Casa dos Leões ao Instituto Zoravia Bettiol”. As entrevistas estão maravilhosas.


Também estamos programando uma exposição, “Amazônia, universo de contrastes”, com trabalhos feitos por homens e mulheres, nas mais diversas técnicas. Antes dessa exposição será realizada uma mostra de cinema, com a curadoria de Gilberto Perin, de curtas e médias metragens de artistas visuais.


Zoravia também falou sobre a reforma da Casa dos Leões, que abrigará a sede do Instituto. "O Gilberto Schwartsmann se ofereceu para fazer um reparo emergencial no telhado e ele pagou com recursos próprios. A Lídia Fabricio e o Adalberto Xavier estão detalhando o projeto, o restauro do prédio, mobiliário adaptado para artes visuais. Os recursos deverão vir de patrocínios", informou Zoravia Bettiol.


INSTITUTO ZORAVIA BETTIOL

O Instituto Zoravia Bettiol – IZóB é uma associação sem fins lucrativos que toma por missão a preservação, pesquisa e difusão do acervo artístico e documental da artista Zoravia Bettiol, bem como o apoio e incentivo às manifestações da arte contemporânea. A associação também pretende cumprir relevante papel social por meio de ações educativas e pedagógicas, proporcionando inserção e pertencimento através da arte. O Instituto nasceu da iniciativa conjunta da artista e de quatro arquitetos que atuam no universo cultural de Porto Alegre, Adroaldo Xavier, Ester Meyer, Iran Rosa e Lídia Fabrício. Nos últimos dois anos, a equipe vem se dedicando à elaboração do projeto do Instituto, plenamente convencida da importância desse acervo artístico e documental para a sociedade, assim como da estatura de Zoravia Bettiol como artista e cidadã. Sua trajetória de vida, permanentemente envolvida com o apoio às causas sociais e à defesa do patrimônio ambiental e cultural, pautou todos os passos da criação do IZóB.



0 visualização

PAULO TIMM NA VALE DO MAMPITUBA WEB RÁDIO - DAS 8H ÀS 10H

rodapé ed.png