FILOSOFIA PARA AS MASSAS

por Nora Prado (*)

Acompanho com prazer e entusiasmo o trabalho que Rita Von Hunty desenvolve no seu canal TEMPERO DRAG, semanalmente, sempre trazendo à tona os aspectos políticos que vivemos na sociedade brasileira e suas relações filosóficas e antropológicas numa conversa descontraída e inteligente. Rita consegue trazer para a informalidade discussões tão importantes quanto a luta de classes, a opressão machista, os abusos de poder da classe dominante, racismo estrutural, feminismo, o papel da cultura e temas diversos que dizem respeito a nossa sociedade, sempre com uma ótima bibliografia para os interessados em se aprofundar nos temas propostos.


Rita é responsável por dar visibilidade à cultura Drag investindo numa professora com ideias avançadas e nada ortodoxas para nos inspirar a estudar, questionar e discutir assuntos candentes na cultura de massas na qual estamos inseridos. Com figurinos coloridos, maquilagem perfeita e cabelos sempre com penteados diferentes sua figura, carismática e exuberante, tem a qualidade principal de discutir assuntos complexos de maneira simples e direta, ampliando o alcance de seu pensamento para um público além do universitário.

Sempre crítica e levemente debochada, Rita Von Hunty, consegue com graça, charme e humor nos fazer pensar sobre o nosso cotidiano impregnado de valores cristãos, racistas, homofóbicos, machistas e afetado pelas decisões políticas do momento. Para desenvolver e se aprofundar em cada pauta, Rita se vale do auxílio luxuoso de pensadores da estatura de Adorno, Heidegger, Kant, Machiavel, Shopenhauer, Nietzsche, além de muitos filósofos contemporâneos como Foucault, Derrida e Bauman para ajudar a desvendar as realidades objetivas e subjetivas nas quais estamos imersos. Como ótima professora, Rita nos leva a pensar e desdobra o conteúdo de cada programa com recortes inusitados e paralelos interessantíssimos.


Com um vocabulário rico e um pensamento complexo, Rita difunde suas ideias progressistas num discurso acessível e bem elaborado, mas sem pedantismo nem afetação intelectual. Um avanço nestes tempos de charlatanismo e pragmatismo solúveis que impregnam as redes sociais com profissionais de qualidade duvidosa e discursos pobres de conteúdo e forma.


Rita, ao contrário, demonstra propriedade intelectual sobre o que discute e sempre traz contribuições consistentes e originais. Não por acaso o seu canal está no ar há 5 anos e com mais de 600 mil inscritos. Prova de que competência e inteligência dão certo. Sinal de que é possível oferecer biscoitos finos com qualidade para as massas.


Formado em Teatro pela Unirio e em Letras pela USP, o ator paulista Guilherme Terreri Pereira, de 28 anos, uniu o útil ao agradável em sua feliz criação onde agrega conhecimento transmitido de uma forma divertida e irreverente. O sucesso de sua Rita von Hunty lhe garante lugar de destaque na mídia brasileira contemporânea onde brilha com desenvoltura e distinção. A qualidade encontrada nos seus vídeos mostra empenho profissional para levar ao público assuntos de interesse nacional sempre com um olhar crítico e provocativo nos fazendo sair do lugar comum.


Em tempos de retrocesso cultural e obscurantismo político, Tempero Drag com a apresentação de sua irresistível e gloriosa pinup, Rita von Hunty, é uma lâmpada mágica de conhecimento ao alcance do povo.


Um programa de altíssima qualidade e grande penetração pela mídia alternativa mostra para quem detém os meios televisivos que a cultura de massas pode ser rica, interessante, transgressora e inteligente. Infelizmente tudo o que não interessa à elite dominante que prefere um povo chulo e ignorante, mantido pelo cabresto através de programas sensacionalistas como BBB, Caldeirão do Hulk, Faustão e Fantástico, isso sem falar da mediocridade de programação das redes comandadas pelos pastores evangélicos de plantão.


Uma pena, pois há muita vida inteligente dando o ar da graça e seduzindo plateias ávidas por cultura e informação de qualidade.

Viva Rita von Hunty e longa vida ao Tempero Drag!


Porto Alegre, 9 de fevereiro de 2021.


* Nora Prado é atriz, professora de interpretação para Teatro e Cinema, atuou na Escola das Artes do Palco - SP.