ELEIÇÃO À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE: PESQUISA CONFIRMA CRESCIMENTO DE MANUELA E QUEDA DE MELO


A cada dia se confirma a tendência de virada de Manuela D'Ávila (PCdoB) diante de Sebastião Melo (MDB) nas eleições à Prefeitura de Porto Alegre. A pesquisa do RealTime Big Data, divulgada na manhã desta sexta-feira (27), encomendada pela TV Record, mostra empate técnico entre os dois candidatos. Sebastião Melo (MDB) lidera as intenções de voto com 48% e Manuela D’Ávila tem 42%. Os votos nulos ou brancos somam 7% e os indecisos e os que não responderam correspondem a 3%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos, o que coloca os candidatos no mesmo percentual. A mesma situação ocorre ao se observar os votos válidos, ou seja, excluídos votos brancos, nulos e abstenções: Melo tem 53% e Manuela 47%. Lembrando que esta é a mesma regra adotada pelo TSE para divulgar o resultado final da eleição.


A pesquisa mediu também a rejeição dos candidatos. Entre os entrevistados, 40% disseram que não votariam na Manuela, 34% não votariam no Melo, 8% não votariam em nenhum dos dois, 15% poderiam votar em ambos e 3% disseram não saber ou não responderam. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, quando foram ouvidos 850 eleitores. O nível de confiança é de 95% e o número de registro da pesquisa na Justiça eleitoral é RS 03195-2020.


CRESCIMENTO DE MANUELA

De acordo com as pesquisas realizadas no segundo turno, a diferença de Sebastião Melo (MDB) para Manuela D'Ávila (PCdoB), que era de 20 pontos percentuais, despencou, chegou a ficar em apenas 7 pontos e agora aponta empate técnico. Um dos fatores do crescimento de Manuela tem sido as propagandas que circulam nas redes sociais e que apontam para questões importantes em relação à gestão de Melo como vice-prefeito. Os ataques e as fake news contra Manuela acabaram se voltando contra o candidato do MDB. A Justiça determinou a retirada do ar de centenas de mensagens consideradas caluniosas e que atacavam a honra da candidata Manuela D'Ávila.


IBOPE

A pesquisa realizada pelo Ibope ainda perguntou sobre a intenção dos entrevistados de comparecer aos locais de votação neste domingo: 91% disseram que com certeza irão votar, 7% que ainda estão em dúvida e 2% disseram que não irão votar de jeito nenhum. A pesquisa encomendada pela RBS é a primeira realizada pelo Ibope após o primeiro turno, em que Melo avançou com 31,01% dos votos válidos e Manuela somou 29%. Foram entrevistados 805 eleitores de Porto Alegre entre os dias 22 e 24 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%. Os entrevistados que declararam o voto em branco ou nulo somam 5%. Já os indecisos ou aqueles que não revelaram sua intensão de voto somam 4%.

PARANÁ PESQUISA

Divulgada na manhã da sexta-feira (20/11), a Pesquisa do Paraná Pesquisas, contratada pelo próprio Instituto, aponta que Sebastião Melo (MDB) tinha 61% das intensões dos votos e Manuela D’Ávila (PCdoB) aparecia com 38,2% das respostas na disputa do segundo turno em Porto Alegre, sem brancos e nulos. Considerando os votos totais, Melo tinha 53,1%, e Manuela aparecia com 32,9%. Brancos e nulos somaram 7,8%, enquanto 6,3% disseram que não sabem ou não responderam. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 19, mostrava Sebastião Melo com 53,1% e Manuela com 32,9% das intensões de voto.