CUMPRINDO DECISÃO JUDICIAL, CÂMARA REFAZ ELEIÇÃO PARA MESA DIRETORA E DISTRIBUI CARGOS PARA OPOSIÇÃO


SUL21 - A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou na tarde de segunda-feira (8/2) uma nova eleição para a Mesa Diretora, confirmando a vereadora Laura Sito (PT) como uma das seis integrantes do colegiado. Além disso, outras duas vereadoras da oposição, Bruna Rodrigues (PCdoB) e Karen Santos (PSOL), foram incluídas na divisão de cargos de comissões permanentes.

Foto: Foto: Ederson Nunes/CMPA

A nova eleição foi realizada em cumprimento a uma decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) na última sexta-feira (5), que anulou a eleição original, realizada em 1º janeiro, acatando um pedido do Bloco de Oposição — formado por PT, PSOL e PCdoB — defendendo que o pleito havia desrespeitado a proporcionalidade da Casa. Somados, os três partidos contam com 10 vereadores, de um total de 36.


Nesta segunda, um acordo partidário permitiu a inclusão de Laura Sito, representando o Bloco de Oposição, na 3ª Secretaria, que antes era exercida pelo vereador Clàudio Janta (SD). Ela foi eleita com 29 votos favoráveis e sete abstenções.


Os demais representantes da Mesa Diretora permaneceram os mesmos da eleição de janeiro: presidente Márcio Bins Ely (PDT), 1º vice-presidente Idenir Cecchim (MDB), 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB) e 2ª secretária Mônica Leal (PP).


Além disso, a oposição também conquistou cargos nas comissões permanentes da Casa. Bruna Rodrigues (PCdoB) foi escolhida presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e, Karen Santos (PSol), vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab). A oposição havia sido excluída das comissões, mas a decisão judicial também determinou o respeito à proporcionalidade na divisão destes cargos.


Confira como ficou o comando de cada comissão:

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Presidente: Felipe Camozzato (Novo)

Vice: Clàudio Janta (SD)

Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor)

Presidente: Bruna Rodrigues (PCdoB)

Vice: Mauro Zacher (PDT)

Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab)

Presidente: Cassiá Carpes (PP)

Vice: Karen Santos (PSol)

Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman)

Presidente: Jessé Sangali (Cidadania)

Vice: Cláudia Araújo (PSD)

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece)

Presidente: Fernanda Barth (PRTB)

Vice: Mariana Pimentel (Novo)

Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh)

Presidente: Alexandre Bobadra (PSL)

Kaká D’Ávila (PSDB)