CENTRAIS SINDICAIS DO RS CONVOCAM ATO PARA DENUNCIAR O SUCATEAMENTO DA PREVIDÊNCIA


As centrais sindicais do Rio Grande do Sul convocaram um ato para denunciar o sucateamento da Previdência Social e o caos instalado no Brasil desde que o governo Bolsonaro assumiu a presidência. A manifestação está marcada para as 7h de sexta-feira (14/2), em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Travessa Mário Cinco Paus, atrás da Prefeitura, no centro de Porto Alegre. Além de dar um bom dia à Previdência, os manifestantes pretendem distribuir panfletos para alertar a população sobre a situação do órgão. Neste mesmo dia, serão realizados protestos em diversas capitais do país.


O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, enfatiza que o objetivo do ato é alertar a população para o sucateamento e a destruição da Previdência em consequência da falta de investimentos e da má gestão do governo Bolsonaro. "A população tem que exigir que os problemas de atendimento sejam resolvidos. É injusto que o trabalhador e a trabalhadora, mesmo contribuindo todos os meses, quando mais precisam do INSS, não são atendidos com dignidade”, argumenta, afirmando ainda que a CUT-RS reivindica que o governo realize concurso público, imediatamente, para contratar funcionários e completar o quadro de pessoal. Segundo ele, a iniciativa deve "qualificaria os serviços e acabar com as filas quilométricas para concessão de benefícios garantidos por lei”.



Os manifestantes alertam também para o fato de que desde o golpe de 2016, o quadro de servidores caiu de 33 mil para 23 mil. Também afirmam que os funcionários que atendiam o público foram deslocados para realizarem trabalhos internos. Com isso, todo atendimento que era feito no balcão passou a ser feito por meio do INSS Digital, sobrecarregando os serviços presenciais, como pedidos de concessão de benefícios, seja de aposentadoria ou de auxílio-doença. A demanda atrasada é tão grande que mais de dois milhões de brasileiros estão aguardando análise dos pedidos.

0 visualização

PAULO TIMM NA VALE DO MAMPITUBA WEB RÁDIO - DAS 8H ÀS 10H

rodapé ed.png