“O SILÊNCIO DOS HOMENS”: DOCUMENTÁRIO DISCUTE MASCULINIDADE TÓXICA


Disponível gratuitamente no Youtube, o documentário “O Silêncio dos Homens” é uma iniciativa da plataforma Papo de Homem, que produz conteúdo crítico sobre masculinidade. O filme é fruto de uma pesquisa que envolveu mais de 40 mil pessoas e tem como objetivo alertar sobre o modelo masculino imposto culturalmente a meninos e homens.

Guilherme Nascimento Valadares, um dos idealizadores do projeto, afirma que este silêncio é emocional, verbal, social e faz parte de uma rigidez psicológica, que se torna um vulcão quando associada aos mandamentos da masculinidade, tais como ser bem-sucedido profissionalmente, não agir de modos que pareçam femininos, não levar desaforo pra casa, dar em cima das mulheres sempre que possível, não expressar emoções, entre outros.

“Em 2016 lançamos o nosso primeiro documentário com pesquisa, que escutou mais de 20.000 pessoas. Ele nos mostrou que 7 em cada 10 homens não falam sobre seus maiores medos e dúvidas com os amigos. Já notávamos o mesmo fenômeno em nossas rodas de conversa há mais de 10 anos. E, à medida em que nos aprofundamos no estudo sobre masculinidades, observamos como esse silêncio está na raiz de vários outros problemas: violência doméstica, ausência de mulheres em posições de poder na política e economia, assédio, altíssimas taxas de suicídio, homicídio, mortes no trabalho e encarceramento entre os próprios homens… a lista é longa”, afirma Valadares.


rodapé ed.png