INTERNACIONAL ABRE O GIGANTINHO PARA ABRIGAR MORADORES DE RUA EM NOITE DE FRIO EM PORTO ALEGRE


Uma iniciativa solidária do Sport Club Internacional de Porto Alegre vai garantir proteção aos moradores de rua na sexta-feira (5/7), na noite que deverá ser a mais fria do ano na capital gaúcha. O ginásio Gigantinho vai receber cerca de 300 pessoas, resultado de uma parceria entre o clube e a Prefeitura, o que praticamente irá dobrar a capacidade de vagas oferecidas pelo Município. A inspiração da ação veio da Argentina. Na noite dessa quarta, o River Plate abriu o Estádio Monumental de Nuñez para abrigar a população em situação de rua de Buenos Aires. O time arrecadou doações de cobertores e roupas para as pessoas que não têm lar.

Atualmente, Porto Alegre conta com 355 vagas para colhimento. Também haverá coleta de donativos, especialmente colchões e cobertores, garantindo com isso a ampliação das vagas disponíveis, inclusive com recebimento e distribuição no próprio local. As doações podem ser realizadas no portão 1 do ginásio. Para abrigar as pessoas com segurança, a diretoria de Relacionamento Social do Internacional informa que obteve a liberação de alvarás e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do ginásio também está em dia.

Na madrugada desta quinta-feira, quando os termômetros registraram 5ºC na Capital, o Albergue Municipal, que tem capacidade para 120 pessoas, estava lotado. Além disso, a Fasc disponibiliza outras vagas em albergues conveniados, mas ainda não há informações se todas foram preenchidas. A Operação Inverno tem como objetivo ampliar o número de vagas para albergagem para reduzir os efeitos do frio, principalmente durante a noite. Para 2019, os albergues registram um acréscimo de 60 vagas até setembro, além das 355 disponibilizadas durante o ano, totalizando 415 vagas. O Albergue Felipe Diehl, que disponibiliza 145 vagas, contará com mais 60.


23 visualizações

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)