ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA BOLSONARO NO PARANÁ


Juventude grita "fora, Bolsonaro" em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, onde o presidente Jair Bolsonaro desembarcou no fim desta tarde com o ministro da Justiça, Sergio Moro; estudantes marcham nas ruas de Curitiba com cartazes contra as medidas do atual governo e principalmente contra os cortes na Educação. O protesto na capital paranaense, intitulado “Eu tô na luta pela educação”, começou por volta das 18 horas na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e reuniu aproximadamente 5 mil pessoas. A brutalidade do corte anunciado pelo governo, que para a UFPR implica no contingenciamento de R$ 48 milhões, significa na prática a ameaça de interrupção das aulas a partir do segundo semestre. Diante do enorme ataque do governo, essa é uma primeira resposta do movimento estudantil, que nacionalmente contou com atos em mais 5 estados (SP, RJ, BA, MG, RN). Os atos também serviram de preparação para a ampla convocação do dia 15/05, dia de defesa nacional da educação convocado pela CNTE.

Foto: Franklin Freitas

O governo Bolsonaro busca chantagear a educação declarando que os cortes podem ser revistos caso seja aprovada a reforma da previdência. Não podemos separar a luta em defesa da educação da mobilização para barrar a reforma da previdência. A categoria de professores é um dos alvos mais atacados pelo projeto de reforma do governo, rechaçar essa reforma é defender a educação!

As centrais sindicais precisam construir o dia 15/05 em cada local de trabalho e estudo como parte do chamado da construção do dia 14/06, a greve geral para barrar a reforma. Diferente do que admite a burocracia sindical, nas palavras de Paulinho da Força por exemplo, a mobilização em unidade dos estudantes e trabalhadores pode impedir a nova previdência e os cortes na educação. Entretanto, é necessário que as centrais rompam sua passividade e se lancem a construção pela base de um plano de lutas contra os ataques do governo.

https://esquerdadiario.com.br/Em-Curitiba-mais-de-5-mil-alunos-da-UFPR-se-mobilizam-contra-cortes-do-governo-Bolsonaro

ASSISTA O VÍDEO DOS JORNALISTAS LIVRES

O vídeo de Lara Sfair, publicado no facebook dos Jornalistas Livres, mostra o protesto de estudantes contra Bolsonaro, no Paraná.

https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/2661572830538377/?t=0


5 visualizações

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)