top of page

"AS VOZES DAS RUAS" RELEMBRA ESQUETE APRESENTADO NO ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA LEGAL


Neste episódio de AS VOZES DAS RUAS, o esquinademocratica.com traz à memória dos internautas um esquete de teatro montado por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No palco, o grupo conseguiu representar a ditadura vivida no Brasil (dois dias depois do ato no Salão de Atos da Ufrgs, na sexta-feira, dia 1º de abril, completava 52 anos do golpe de 1964). A apresentação culminou com músicos e plateia cantando “Apesar de Você”, de Chico Buarque de Holanda.

NÃO FOI UM DIA QUALQUER

A quarta-feira, 30 de março de 2016, jamais será esquecida. Não foi um dia qualquer em Porto Alegre. Foi uma tarde de luta, de resistência e de lembranças. O Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) estava completamente lotado para o ato em defesa da legalidade e da democracia, promovido pela reitoria em conjunto com a Frente Brasil Popular e com a Frente Povo Sem Medo. A manifestação repudiava a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e defendia o respeito ao voto popular e às regras do Estado Democrático de Direito, como caminho para a superação da crise política que era vivida no país.

O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Rui Vicente Oppermann, representou o reitor Carlos Alexandre Neto, e afirmou, na ocasião, que os reitores das universidades brasileiras estavam comprometidos com a defesa da democracia, da paz e da justiça social, repudiando “argumentos pseudo-jurídicos utilizados para encobrir interesses político-partidários, com a divulgação seletiva de elementos processuais antes da conclusão dos processos, ignorando o princípio da presunção de inocência”.

O esqueste foi a última atividade realizada no Salão de Atos da Reitoria da Ufrgs e, por isso, o local já não estava mais lotado. Ainda este mês, o esquinademocratica.com vai apresentar um outro vídeo sobre o ato em defesa da democracia e da legalidade.


bottom of page