MONUMENTOS, ESTÁTUAS E PRAÇAS SÃO ESPELHO DA DETERIORAÇÃO DA CIDADE


Logo que acordei, nesta terça-feira nublada de um agosto cinza, resolvi passear pelo facebook. Quase sempre faço este ritual de procura por informações, notícias ou pura e simplesmente pelo árduo exercício de garimpo em que se tornou a busca de conteúdo de qualidade nas redes sociais. Então, voltando ao passeio virtual, me deparei com uma matéria sobre as estátuas de Porto Alegre, escrita pelo jornalista Emílio Chagas e que foi publicada há quatro anos no Jornal do Mercado, mais precisamente no dia 2 de agosto de 2012. Uma ótima matéria, ilustrada por dados e informações interessantes, realizada a partir do passeio “Viva o Centro a Pé”, que foi conduzido por José Francisco Alves, professor de escultura do Atelier Livre da prefeitura, curador-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, doutor e mestre em história pelo Instituto de Artes da UFRGS e autor do livro “A Escultura Pública de Porto Alegre”. O texto faz um resgate da cidade no seu tempo e possibilita aos leitores refletir sobre diversos aspectos desta “evolução” do espaço urbano. Seja a partir da sua história, passando pelos valores sociais em distintas épocas, seja do ponto de vista contemporâneo, com a desvalorização em relação às obras e à cultura propriamente dita, como se fosse o próprio espelho da deterioração da cidade, em âmbito geral.

O bom jornalismo tem a capacidade de conduzir o leitor para uma outra dimensão, sem que percamos contato com a realidade. Após ler a reportagem escrita pelo jornalista Emílio Chagas, lembrei das péssimas condições de conservação e da deterioração da cidade de Porto Alegre. A ponte de Pedras e o Viaduto Otávio Rocha são dois bons exemplos do abandono e da deterioração dos espaços públicos e históricos. Isso sem contar as praças e parques...

Nesta postagem resolvi colocar fotos capazes de mostrar a beleza destes dois pontos turísticos de Porto Alegre, para que nossos olhos não se habituem com a tristeza .

clique aqui para ler a matéria "O fenômeno da rica estatuária de Porto Alegre"


0 visualização

PAULO TIMM NA VALE DO MAMPITUBA WEB RÁDIO - DAS 8H ÀS 10H

rodapé ed.png