EMPOSSADA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RS


A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, eleita para o período 2016-2019, tomou posse nesta segunda-feira, 1º de agosto, no auditório da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG). Também assumiram os membros da Comissão de Ética da entidade. O presidente do SINDJORS, Milton Simas Junior, reeleito para o segundo mandato, destacou a importância do pleito – realizado de 19 a 21 de julho –, que contou com a participação de duas chapas. “Nossa reeleição é reflexo do trabalho realizado nos três anos de gestão, onde atendemos aos pleitos da categoria e tivemos participação importante nos movimentos em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. A entidade é de todos os jornalistas”, destacou.

Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e integrante do Conselho Fiscal do Sindicato, Celso Schröder, a direção deu mostras de sua força nas eleições regionais e contribuiu de forma decisiva para o pleito nacional da federação, realizado simultaneamente. Na avaliação do presidente da Comissão Estadual Eleitoral, João Borges de Souza, Simas e sua equipe assumem a entidade em um momento delicado das relações do trabalho, em função das medidas do governo provisório, e precisará dar uma resposta positiva para seus associados. Como ex-presidente do Sindicato, saudou a realização do pleito com duas chapas, o que na sua visão fortalecerá a entidade.

O diretor de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores, Ademir Wiederkehr, disse que o SINDIJORS se destaca pela democratização da Comunicação e na defesa dos direitos. No seu entendimento, o debate promovido antes das eleições foi um dos pontos altos da disputa democrática. Também integrante da Comissão Estadual Eleitoral, Marcia Camarano, destacou a importância da participação das mulheres na direção da entidade e a necessidade de atuar fortemente em áreas normalmente esquecidas, como a da saúde dos trabalhadores. Ao final, o presidente fez o juramento de posse ladeado dos demais dirigentes.

Participaram da posse dirigentes de entidades, como a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e professores universitários, além dos dirigentes e dos conselheiros eleitos. A Chapa 1 – Orgulho de Ser Jornalista foi eleita com 62% dos votos dos jornalistas gaúchos.

Confira a seguir a nominata completa da nova diretoria e da Comissão Estadual de Ética.

DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente - Milton Siles Simas Junior, 1ª Vice-presidenta - Laura Eliane Lagranha Santos Rocha, 2º Vice-presidente - Elson Sempé Pedroso, 1º Secretário - Jorge Luiz Correa da Silva, 2ª Secretária - Márcia de Lima Carvalho, 1º Tesoureiro - Robinson Luis Estrásulas, 2º Tesoureiro - Renato Bohusch, 1º Suplente - Gabriel Gonçalves Ribeiro.

CONSELHO FISCAL - 1º - Celso Augusto Schröder, 2º - Vera Daisy Barcellos Costa, 3º - Adroaldo Bauer Spindola Correa. Suplentes - Clóvis Victória Junior, Dolcimar Luiz da Silva, Nilza do Carmo Scotti.

DIRETORIA GERAL - André Luiz Simas Pereira, Carla Rosane Pacheco Seabra, Eduardo Silveira, Gilson Verani Freitas de Camargo, Guilherme Fernandes de Oliveira, Marco Alexandre Bocardi, Maria Alcívia Gonçalves da Silveira, Mateus Campos de Azevedo, Paulo Gilberto Alves de Azevedo, Pedro Guilherme Dreher, Pedro Luiz da Silveira Osório, Roberto Carlos Dias, Silvia Fernandes, Thaís Vieira Bretanha, Márcia Fernanda Peçanha Martins.

COMISSÃO DE ÉTICA - Titulares: Moisés dos Santos Mendes, Cristiane Finger, Flávio Antônio Camargo Porcello, Antônio Carlos Hohlfeldt e José Maria Rodrigues Nunes. Suplentes: Jeanice Dias Ramos, Carlos Henrique Esquivel Bastos, Neusa Maria Bongiovanni Ribeiro, Marcos Emilio Santuário e Julieta Margarida Amaral.


29 visualizações

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)