REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA À PREFEITURA: LUCIANA E PONT LIDERAM, MAS TÊM MAIOR REJEIÇÃO


A pesquisa do Instituto Methodus para a prefeitura de Porto Alegre não traz nenhuma surpresa nos resultados apresentados. Faltando menos de três meses para a eleição, a diferença entre o primeiro e o quarto colocado é inferior a 10%. Ou seja: a pesquisa demonstra que ainda não existe um favorito na corrida ao Paço Municipal. Lucina Genro (PSol) e Raul Pont (PT) lideram as pesquisas no cenário estimulado, com uma diferença de apenas 6% entre os dois. Ou seja: Luciana tem 20,8% e Pont aparece com 14,8%. A distância entre Pont, Sebastião Melo (PMDB), que tem 13,7%; e Vieira da Cunha (PDT), que contabiliza 11%; é menor que 4%.

Dois fatos me chamaram a atenção na pesquisa Methodus. O primeiro diz respeito ao percentual elevado de brancos, nulos e indecisos. Já o segundo está relacionado à rejeição dos eleitores em relação aos candidatos que lideram a pesquisa.

BRANCOS, NULOS E INDECISOS

Os votos brancos e nulos somam 15,3% e os indecisos e não sabem chegam a 14,8%, totalizando 30,1%. Ou seja, a diferença entre a soma da intenção dos votos dos dois primeiros colocados e a soma dos nulos, brancos e indecisos é de apenas 5,5%.

LIDERANÇA E REJEIÇÃO

Os dois candidatos que liderarem a pesquisa de intenção dos votos também apresentam os maiores percentuais de rejeição. Ou seja: Raul Pont, do PT, aparece com 24,5%; Luciana Genro, do PSol, tem 22,2%; seguido por Vieira da Cunha, do PDT, com 17,0%; e Sebastião Melo, do PMDB, com 16,8%.


8 visualizações

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)