CHAPA 1 REÚNE APOIADORES PARA ELEIÇÃO DA FENAJ E DO SINDICATO DOS JORNALISTAS


O lançamento da Chapa 1 para a eleição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de julho, contou com a presença de apoiadores do atual presidente Milton Simas e da sua vice, Laura Santos Rocha, no início da tarde desta quarta-feira (22/6), no Sindicato dos Enfermeiros, no centro de Porto Alegre. Além de ampliar a relação do Sindicato com instituições de ensino do Interior, a Chapa 1 tem como propostas a luta pela obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer a profissão e o combate à precarização do trabalho, à pejotização, ao assédio em quaisquer níveis e a busca constante pela diversidade e pela pluralidade de opiniões.

Entre os compromissos assumidos pelo atual presidente está a criação de novas delegacias regionais. Atualmente, a entidade conta com postos nas cidades de Bagé, Pelotas e Rio Grande, Passo Fundo e no Vale do Sinos. Milton Simas afirma que a chapa 1 - Orgulho de Ser Jornalista desenvolve ações direcionadas aos direitos humanos e das mulheres, pela valorização da classe e por uma maior visibilidade da entidade. A candidata à vice pela Chapa 1, Laura Santos Rocha, lembrou que a profissão já conta com mais de 75% de mulheres. “Este é um grupo que respeita as diferenças, que luta por justiça social e não aceitaremos quaisquer retrocessos”, disse Laura que é jornalista no O Sul.

O lançamento da Chapa 1 contou com a presença e apoio de jornalistas de redações e assessorias, bem como de diversas lideranças sindicais, como o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Claudir Nespolo, o diretor de Comunicação da entidade, Ademir Wiederkehr; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, Cláudia Santos; e da representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Nelci Dias, além de Eliane Silveira, jornalista da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa.


rodapé ed.png