Blogueiros divulgam abaixo-assinado contra ‘autoritarismo das Organizações Globo’


Jornalistas, blogueiros, intelectuais, políticos, membros de entidades civis e cidadãos divulgaram nesta terça-feira (1°) um abaixo-assinado em que repudiam “o autoritarismo das Organizações Globo, responsáveis por mais um ataque frontal à liberdade de expressão”. O documento se refere à “judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do tríplex em Paraty que, segundo uma fiscal do ICMBio, pertenceria à família Marinho”. Trata-se da propriedade dos herdeiros de Roberto Marinho no litoral do Rio de Janeiro. O imóvel é investigado pelo Ministério Público Federal, viola leis ambientais e se localiza em área desmatada de um parque federal.

“A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revistaCartaCapital”, destacam os signatários do abaixo-assinado. Segundo o documento, veículos de mídia alternativa como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundoe Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas. “E, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel.”As reportagens apontaram as suspostas ligações da família Marinho com a Mossack Fonseca, “empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores”. Segundo os signatários do documento, “a repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar”. De acordo com o abaixo-assinado, a estratégia das Organizações Globo é utilizar a ação judicial “com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império”.

Eles destacam também que a atitude fere a liberdade de expressão e demonstra “ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas”. A estratégia “censora da Rede Globo”, afirma o documento, demonstra “talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar”.

publicado originalmente no site:

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/03/blogueiros-divulgam-abaixo-assinado-contra-autoritarismo-das-organizacoes-globo-2413.html


1 visualização

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)