Buscar

Eduardo Galeano será homenageado no Fórum Social Mundial em Porto Alegre


A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.

O Fórum Social Mundial é uma importante novidade no cenário internacional por sua capacidade de articulação de inúmeras matizes da luta anti-capitalista, seu caráter auto-gestionário, pela radicalidade de suas propostas políticas, sociais, econômicas e ambientais, e por sua metodologia radicalmente participativa e horizontal. Tem contribuído na reconstrução de uma referência utópica para milhões de pessoas que lutam contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista.

Desde seu surgimento, em 2001, o mundo sofreu mudanças importantes, seja do ponto de vista de afirmação de propostas através de experiências positivas em vários países, seja do ponto de vista do recrudescimento da crise econômica mundial, o aumento da violência no Oriente Médio, a perda de poder econômico do eixo Eua, União Européia e Japão, a crise e a questão dos imigrantes na Europa e a ampliação dos fenômenos climáticos resultado da inércia dos governos em enfrentar o dilema ambiental. Parece correto afirmar que o FSM tem lugar e papel na conjuntura mundial.

Como processo, o FSM está em permanente construção. É uma obra inacabada, sempre pronta para renovar sua dinâmica e funcionamento. Visando realizar um balanço destes quinze anos de existência contribuindo para renovar e fortalecer ainda mais o processo do Fórum Social Mundial é que estamos convidando as redes de organizações e movimentos sociais, os grupos de base, as lideranças sociais, intelectuais, artistas e cidadãs e cidadãos do mundo para que façamos uma reflexão organizada, com capacidades de sistematização e discussão coletiva e que será uma etapa preparatória para a realização do Fórum Social Porto Alegre 15 Anos.

O www.esquinademocratica.com presta uma homenagem ao escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano, que nos deixou em 2015. Na edição que marca os 15 anos de Fórum Social Mundial, Galeano será homenageado pela organização do evento. O FSM será realizado em Porto Alegre, de 19 a 23 de janeiro. A Marcha de Abertura será no dia 19, às 15 horas, com saída do Largo Glênio Peres.

Informações: Site: http://forumsocialportoalegre.org.br/ Facebook: www.facebook.com/fspoa

Espaço FSM 2016 Memorial do Rio Grande do Sul Rua Sete de Setembro, nº 1020 (Térreo entrada lateral, Av. Sepulveda). Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre. CEP 90010-191 Tel: 3221-3521


0 visualização