Assembleia Legislativa apóia realização do I Seminário Estadual Saúde do Trabalhador


Na manhã desta quarta-feira, dia 9, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), Milton Simas, participou da reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, onde apresentou a proposta para a realização do I Seminário Estadual Saúde do Trabalhador – Nossa dor não sai no jornal.

Dentre os principais problemas enfrentados pelos jornalistas no ambiente de trabalho, Simas destaca o assédio moral, que pode levar ao estresse, depressão e consequente uso de drogas como via fuga. “Em geral, as pessoas não acreditam que a nossa categoria também sofre, porque o jornalista só é notícia quando morre”, destaca.

Diante da situação observada nas empresas de comunicação do Rio Grande do Sul e acompanhando o trabalho realizado pelo psicólogo e pesquisador Roberto Heloani, que estuda a saúde dos jornalistas em São Paulo e Rio de Janeiro, o SINDJORS sentiu a necessidade de discutir este tema também aqui.

O seminário está marcado para o dia 30 de agosto, sábado, das 8h30 às 13h. Além de Heloani, o evento contará com a participação do médico do trabalho Rogério Dornelles, que participa do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador.

O presidente da Comissão, deputado Adilson Troca (PSDB), declarou apoio à realização do seminário, que também contou com manifestações favoráveis por parte dos deputados Catarina Paladini (PSB), Ronaldo Santini (PTB) e Marisa Formolo (PT).


1 visualização

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)