AS VOZES DAS RUAS NA LUTA PELA DEMOCRACIA E NA RESISTÊNCIA AO FASCISMO

O www.esquinademocratica.com lança hoje AS VOZES DAS RUAS. A ideia é produzir uma série de vídeos que mostram como foi a luta e a resistência dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda na tentativa de deter o impeachment travestido de golpe, que em 2016 derrubou a presidenta Dilma Rousseff, eleita democraticamente nas urnas em outubro de 2014.

A eleição de Dilma ocorreu em meio a um conturbado processo de disputa eleitoral que frustrou os setores mais conservadores do país e feriu interesses comerciais em nível internacional. O impeachment de Dilma foi resultado de uma articulação orquestrada pelo capital internacional, pela grande imprensa e pelos setores de extrema direita do país, tendo a Justiça como principal braço neste processo.

Ao violar a democracia, por meio de uma das maiores farsas judiciais do país, a direita derrubou Dilma e deu continuidade ao processo de tomada do poder a partir da violação de leis, do abuso econômico e da guerra da informação. O golpe contra a democracia continuou com a perseguição a Lula, o maior líder político do Brasil, e com a construção de um discurso de combate à corrupção, direcionado de forma prioritária aos partidos de esquerda. A prisão de Lula e a sua retirada da disputa eleitoral, ocorrida em 2018, abriu caminho para a eleição de Jair Bolsonaro.

O resultado deste processo maquiavelicamente arquitetado contra a democracia brasileira já é visível. Estamos diante de um gigantesco retrocesso social e político, com prejuízos aos trabalhadores e, também, aos direitos e liberdades da população.

memória de um 

GOLPE

Jornalista Responsável - Alexandre Costa (mtb -7587)