SGARBOSSA PROMOVE DEBATE SOBRE "BICICLETA NA PANDEMIA: PRESERVANDO VIDAS E HUMANIZANDO A CIDADE"



O uso da bicicleta como meio de transporte, como lazer ou por esporte é um entre tantos assuntos que o www.esquinademocratica.com pretende abordar aqui neste espaço. O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) tem sido uma das referências no tema, promovendo debates e discussões que são, ou deveriam ser, de interesse público. A live "Bicicleta na pandemia: preservando vidas e humanizando a cidade", realizada nesta quarta-feira (17/6), contou com a participação da jornalista Cris Rodrigues, da analista de Políticas Públicas, ciclista e ambientalista Giuliana Cadorin e do cicloativista Eduardo Iglesias.


Recentemente, dia 3 de junho, comemoramos o Dia Mundial da Bicicleta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o ciclismo como alternativa de meio de transporte e de recomendação de saúde durante a crise do covid-19. As informações foram publicadas na página oficial da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). “A bicicleta deverá ser parte ativa das ações de recuperação da pandemia. Pedalar ajuda na promoção de cidades saudáveis e de cidadãos ativos. A bicicleta também evita a poluição causada por carros e outros veículos que utilizam combustíveis fósseis”, informa a OMS.


Um dos pedidos das Nações Unidas é que governos em todo o mundo apostem no investimento deste meio transporte como forma de melhorar a segurança das estradas e das ruas, para proteger os ciclistas e integrá-los ao sistema de infraestrutura de mobilidade urbana no cenário pós-pandemia. Uma das carências de Porto Alegre é, sem dúvida, a falta de iniciativas públicas que impulsionem e incentivem o uso da "magrela" no dia-a-dia da cidade, com segurança.

rodapé ed.png