NOTA DE ESCLARECIMENTO

O material abaixo é um podcast produzido pela equipe do Grupo Matinal de Jornalismo. É de ótima qualidade, assim como todo trabalho de jornalismo que o matinal faz e publica diariamente. Em função dos questionamentos que seguidamente recebemos sobre o podcast e se o mesmo tem alguma relação com o www.esquinademocratica.com, resolvemos publicar esta nota. O material não é produzido pelo www.esquinademocratica.com.

Não há nada de errado no fato do Grupo Matinal de Jornalismo criar podcast com o nome Esquina Democrática.


Ressaltamos que a Esquina Democrática é um local público de Porto Alegre, tombado pelo patrimônio cultural e onde são realizadas inúmeras manifestações políticas e artísticas. para quem não sabe, a origem do nome dado à congruência da Rua da Praia com a Borges de Medeiros é muito interessante e esta intimamente ligada à história política do país. Durante uma das tantas manifestações e protestos contra a ditadura militar no Brasil, entre o final e o início das décadas de 60-70, a militante do PCdoB Jussara Cony, que anos depois se tornou deputada estadual, discursava para estudantes e trabalhadores, em cima de caixas de madeira improvisadas, e disse: "Estamos aqui, nesta esquina democrática...".


Depois desta manifestação, o local recebeu uma espécie de "apelido" que se popularizou na cidade. Assim surgiu a denominação Esquina Democrática. No dia 17 de setembro de 1997, a prefeitura de Porto Alegre formalizou o tombamento do local, exatamente no Dia do Patrimônio Cultural, comemorado na maioria dos países do Mercosul.


Há 15 anos, o jornalista Alexandre Costa criou o site www.esquinademocratica.com, contendo informações, notícias, vídeos relacionados, principalmente, à política e às atividades realizadas pelos movimentos sociais e populares na cidade. Desejamos um bom trabalho à equipe do Matinal e disponibilizamos o pocast para quem ainda não conhece o material.

VEJA ALGUMAS FOTOS DA ESQUINA DEMOCRÁTICA


rodapé ed.png