MOSTRA ZORAVIA BETTIOL: O ENTRELAÇAMENTO DA POESIA E DAS ARTES VISUAIS


A pandemia da Covid-19 alterou profundamente o contato da arte e da cultura com a sociedade, mas os artistas tiverem que reinventar essa relação e o mundo virtual tem colaborado para que os artistas se conectem com as pessoas.

Por esta razão a mostra Zoravia Bettiol: O Entrelaçamento da Poesia e das Artes Visuais será apresentada na página do Livre Atelier Livre 20, no Facebook.

Esta exposição que abrange o período de 1959 a 2018 revela sua produção plástica relacionada à poesia que se manifestou por meio de ilustrações e obras têxteis na forma de exposições e saraus no Uruguai, Brasil e Estados Unidos. As técnicas que a artista utilizou nas ilustrações foram pintura, desenho, colagem e monotipia sendo que nas instalações, além da pintura em tela e tecido ela utilizou estruturas metálicas, arame e papelão.

Alguns dos poetas que Zoravia homenageou foram Mário de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Décio Pignatari. Quanto aos poetas estrangeiros foram Jacques Prévert, Rainer Maria Rilke, Elizabeth Bishop e Federico Garcia Lorca.

Como a referida produção foi realizada em 10 momentos ao longo da vida da artista, esse espaçamento de tempo teve influencia no resultado das obras que pode ser observada, agora, nessa mostra virtual.

Quarenta e uma imagens é o total de obras desta exposição, sendo que somente 18 estão à venda. Anexos: 1-        O convite virtual da mostra; 2-        A tapeçaria Homenagem a Jacques Prévert, da série Homenagem a Poetas; 3-        Ilustração da poesia Agosto de 64 de Ferreira Gullar; 4-        Zoravia Bettiol junto à instalação O Universo de Mario Quintana. SERVIÇO Informações e contato com Zoravia Bettiol pelos telefones (51) 3354-2456 e (51) 99351-8143 ou pelo e-mail galeria@zoraviabettiol.com.br Link para a página da exposição: https://www.facebook.com/groups/188621065814482/requests/


rodapé ed.png