CID GOMES FOI BALEADO POR POLICIAIS GREVISTAS APÓS AVANÇAR COM RETROESCAVADEIRA CONTRA MANIFESTANTES



O senador Cid Gomes (PDT/CE) foi baleado no fim da tarde desta quarta-feira (19/2), em Sobral, na Região Norte do Estado, após ter avançado, com uma retroescavadeira, contra um grupo de policiais que haviam aderido à paralisação da categoria. O parlamentar foi atingido por dois disparos e encaminhado para o Hospital do Coração de Sobral. O quadro de saúde ficou estável, de acordo com boletim médico. De acordo com informações da assessoria do senador, o parlamentar não corre risco de morte e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia. Os disparos que atingiram foram efetuados por um policial encapuzado, ainda não identificado.



A greve dos policiais impôs um clima de medo na cidade, localizada a 230 quilômetros de Fortaleza. De acordo com relatos e imagens que circulam nas redes sociais, a cidade está parada e a população com medo de sair às ruas. Os comerciantes teriam sido instruídos a fechar seus estabelecimentos, para evitar saques e depredações.


O conflito entre policiais militares e o governo do Ceará se arrasta desde dezembro do ano passado, quando a categoria realizou um ato exigindo melhorias salariais. A partir daí, o governador Camilo Santana (PT) anunciou um reajuste que ainda não foi votado pela Assembleia Legislativa por exigências de um aumento maior. Em 13 de fevereiro, o governador, então, fez um novo acordo com os PMs e elevou a proposta. No entanto, um grupo seguiu insatisfeito e tem promovido ações como o fechamento de comércio e queima de viaturas. “Eu vim aqui defender a paz e a tranquilidade do povo de Sobral. Ninguém será chantageado, ninguém deixará de trabalhar, de abrir suas portas e caminhar com tranquilidade em Sobral”, disse o senador pouco antes de ser baleado.


Ciro Gomes, ex-governador cearense, que disputou a eleição a presidente da República, pelo PDT, publicou nota de repúdio aos policiais grevistas. “Meu irmão Cid Gomes foi vitima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral, nossa cidade. Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo”, esclareceu Ciro Gomes, afirmando que "espera serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei.”


SENADORA KÁTIA ABREU (PDT-TO) POSTA VÍDEO DE HOMENS MASCARADOS APOIANDO POLICIAIS MILITARES FARDADOS



Um outro vídeo, postado pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO) em sua conta do Twitter, na manhã desta quinta-feira (20/2), mostra homens mascarados à paisana, dando apoio a policiais militares fardados, junto a PMs fardados e ao lado de uma viatura. Um deles chega a entrar na viatura. A senadora afirma que em Sobral, no Ceará, o que se vê não é polícia e sim milícias causando terror na população. "Cid Gomes se arriscou ao extremo. Quem anda encapuzado não tem nada a perder", disse.



rodapé ed.png