BRASIL DÁ INÍCIO À CAMPANHA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PARA DEFENDER A DEMOCRACIA E BARRAR O FASCISMO


A campanha Brasil pela Democracia, lançada nesta segunda-feira (29/6), conta com a adesão de mais de 60 organizações no país e tem como objetivo dar início à construção do movimento nacional #Brasil pela Democracia #Brasil pela Vida. Além de centrais sindicais, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais, a iniciativa conta com apoio de articuladores pró-democracia espalhados por todo território nacional. Durante a tarde, a campanha divulgou uma série de materiais e à noite foram realizadas projeções na Avenida Paulista, em São Paulo. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das articuladoras da campanha.

De acordo com o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, não houve exatamente um ponto de virada para as organizações se unirem. "É uma escalada, um estresse permanente que o país está vivendo", afirmou. Santa Cruz sentiu na pele os ataques do presidente, com quem trocou acusações. Em julho do ano passado, Jair Bolsonaro disse que, se o advogado quisesse, contaria como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar (1964-1985). A campanha conta com apoio de entidades de peso, como a Oxfam – Comité de Oxford para o Alívio da Fome, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), além dos principais sindicatos do Brasil.

O vídeo de lançamento (veja abaixo) tem direção de João Wainer, locução de Patrícia Pillar e, na trilha musical, "O Bêbado e o Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc (1946-2020).


Em Porto Alegre, duas entidades estão à frente da campanha Brasil pela Democracia. A Associação Juristas pela Democracia e o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito. Entre os materiais produzidos para a campanha, estão diversos depoimentos de representantes de entidades sociais. Nos vídeos abaixo, o advogado Mário Madureira, que foi deputado constituinte, e o cientista político e professor da Ufrgs, Benedito Tadeu César, falaram sobre a importância do movimento.




rodapé ed.png