ATOR OSCAR SIMCH LÊ A HOMENAGEM DO GEÓLOGO JOÃO DE DEUS SOUTO FILHO PELOS 67 ANOS DA PETROBRÁS


No último sábado, dia 3 de outubro, a maior empresa brasileira, a Petróleo Brasileiro S.A., Petrobrás comemorou 67 anos de sua criação através da Lei no. 2004 assinada por Getúlio Vargas. Petroleiros aposentados e da ativa se reuniram para comemorar o dia e marcar presença na luta pela preservação do Sistema Petrobrás. No vídeo, o ator gaúcho Oscar Simch lê a homenagem feita à Petrobrás pelo geólogo João de Deus Souto Filho:

"PETROBRAS: 67 ANOS!

Seis décadas e sete anos de existência. Muita história para contar, muitos resultados para mostrar. Ela que nasceu de um sonho questionado por muitos, vicejou em meio à calorosos debates em torno da necessidade de sua criação. Ela que superou o negacionismo de tantos outros que afirmavam em altos brados que “em nossa terra não havia petróleo em grande quantidade”.


Ela que foi plantada em solo pedregoso, onde a dependência era total com respeito aos combustíveis fósseis e seus derivados.

Ela que deu os primeiros passos orientada por técnicos estrangeiros, pela inexistência de cultura em petróleo no território nacional. Ela que brotou da aparente terra infértil, cresceu e devolveu para a nação brasileira os bons frutos da mais frondosa árvore da indústria do Brasil. Entregou ativos bilionários com as descobertas comerciais de óleo e gás em várias bacias brasileiras, em terra e no mar.

Viabilizou um parque de refino eminentemente nacional, nesse país de dimensões continentais. Implementou uma rede de distribuição de combustíveis e outros derivados que deu autonomia energética para o nosso país. Criou e desenvolveu a indústria petroquímica brasileira, com o mais refinado grau de tecnologia, equiparável aos países mais desenvolvidos do planeta.


Implantou em terra fluminense, mais precisamente na Ilha do Governador, o maior Centro de Pesquisa em petróleo da América Latina. Um Centro de Pesquisa que também é referência na Indústria do Petróleo. Desempenhou papel central na criação de cursos de formação e núcleos de pesquisa em dezenas de Universidades do país, compartilhando conhecimento e viabilizando recursos materiais e humanos, para a solidificação da cultura do petróleo no território brasileiro.


E levada pelo comprometimento e reconhecida competência dos bravos e valorosos profissionais brasileiros soube empunhar a bandeira do nosso país, com muita dignidade, em todos os fóruns mundiais da indústria do petróleo. Mais do que uma empresa, nós conseguimos construir um conceito, dando à marca Petrobras um brilho que é reconhecido e respeitado mundo afora.


Muito foi feito pelo povo brasileiro sob a batuta da Petrobras. Além de conquistarmos a autossuficiência em petróleo, possibilitamos ao país “segurança energética” nas várias crises mundiais do petróleo que atravessamos, assegurando o fornecimento de combustíveis para todos os brasileiros.


Consagramos o conceito “do poço ao posto”, demonstrando a importância de existirmos como empresa integrada, com atuação vigorosa em todos os segmentos do setor petróleo. Vencemos, ao longo desses mais de sessenta anos de existência, muitas chuvas e trovoadas. Superamos com galhardia o negacionismo daqueles que não acreditavam na capacidade dessa “brava gente” e fomos muito além.


E vemos hoje, depois de termos entregado à nação brasileira uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o nosso “Pré Sal”, a Petrobras enfrentar mais uma campanha de difamação, que vem acompanhada de ações voltadas para o seu esquartejamento, com a perspectiva concreta de vermos passar para mãos estrangeiras o comando do Setor Petróleo no Brasil. Uma ação que coloca em risco a nossa autonomia energética, nos devolvendo à condição de dependentes.


Mas, apesar dessa ameaça que paira sobre as nossas cabeças, é um momento de celebração. Celebração pelo que a Petrobras fez pelo povo brasileiro. Celebração por termos participado dessa rica história de superação. Celebração pelo papel desempenhado pela Petrobras na construção da Indústria do Petróleo no Brasil. Celebração pelo orgulho de termos feito parte desse conceito de brasilidade que é a Petrobras. Parabéns a todos que ajudaram a fazer a Petrobras grande e produtiva.


João de Deus Souto Filho Brasileiro, geólogo e ex-funcionário da Petrobras Natal-RN, 03 de outubro de 2020"

rodapé ed.png