MARCHA MARCARÁ A ABERTURA DO FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS


Uma marcha com a presença de milhares de pessoas, marcada para acontecer por voltas das 17 horas desta terça-feira (21/1), com saída do Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, marcará a abertura do Fórum Social das Resistências, evento criado a partir do Fórum Social Mundial (FSM) e que desde 2001 faz da capital gaúcha uma cidade efervescente em termos políticos. A marcha vai percorrer as ruas do centro rumo ao Largo Zumbi de Palmares. O Fórum das Resistências, que tem como bordão o tema "Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta", ocorre entre os dias 21 e 25 de janeiro e será o destino de lideranças políticas, ativistas sociais, acadêmicos de diversas áreas, ambientalistas e integrantes de diversos movimentos sociais de diversas partes do Brasil e do mundo.

Entre as personalidades esperadas está a líder indígena e ex-candidata à vice-presidente na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL), Sonia Guajajara (PSOL). Outra liderança que deve estar em Porto Alegre é Pietra Dolamita, a primeira mestra indígena formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A ativista feminista negra Lilian Conceição da Silva, que integra a comitiva de mulheres que se destacam na política, deve participar ativamente da programação do Fórum Social das Resistências. Também devem participar do Fórum personalisdades como o economista Márcio Pochmann (PT) e o co-fundador da organização não-governamental Transparência Brasil, Chico Whitaker.

Pietra Dolamita / YouTube

ASSEMBLEIAS DE CONVERGÊNCIA

Um dos momentos mais esperados do Fórum Social das Resistências são as chamadas assembleias de convergência, que acontecerão no dia 22, em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana. No dia 23, serão realizados os debates com convidados nacionais e internacionais. No dia 24, as questões elencadas nas assembleias de convergências serão debatidas na "assembleia dos povos". Nos dias 25 e 26 ocorrem atividades importantes como a reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, além de várias outras atividades que serão realizadas nos parques e praças de Porto Alegre. O Fórum Social das Resistências promoverá diversas atividades culturais, em diversos pontos da cidade.

Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, lideranças do PSOL, que estarão em Porto Alegre.

.


rodapé ed.png